Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Museu Oscar Niemeyer recebe mostra da Coleção Itaú com recorte de cem anos de arte brasileira

A exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú apresentou 177 obras e acompanha o percurso da produção artística do país

Publicado em 15/05/2012

Atualizado às 15:52 de 30/12/2019

Do quadro A Pequena Aldeã, óleo sobre cartão de autoria de Lasar Segall na primeira década do século XX, à instalação imersiva e interativa [Op_Era] Haptic Interface, realizada por Rejane Cantoni e Daniela Kutschat no começo do século XXI, a exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú apresenta 177 obras e acompanha o percurso da produção artística brasileira em um recorte de um século. Dividida em três salas de 500 m2 cada uma, a mostra abre no dia 26 de abril, no Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, e permanece em cartaz para o público até 29 de julho.

Ao curador Teixeira Coelho se reuniram Daniela Thomas e Felipe Tassara, que assinam a expografia, e Carlito Carvalhosa na programação visual. A organização e realização são do Núcleo Artes Visuais e Acervo do Itaú Cultural. Todas as peças fazem parte da Coleção Itaú, que começou a tomar forma no início da história do grupo há mais de 60 anos.

Atualmente, esse acervo contém cerca de 3.600 itens representativos de todos os movimentos da história da arte nacional. Somado às mais de 6.400 peças da Coleção Numismática, com moedas, condecorações em medalhas, e aos cerca de 2,2 mil itens da coleção Brasiliana, totaliza mais 12,2 mil obras. "Esta mostra faz parte do esforço permanente do Grupo Itaú para que o grande público tenha acesso aos diferentes recortes da coleção", observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Da marca humana a outras mídias
Diante da tamanha diversidade contida no acervo da Coleção Itaú, Teixeira Coelho optou por criar uma série de seis módulos que funcionam como fio condutor para o visitante. Eles tanto podem ser compreendidos isoladamente, como, se seguidos de ponta a ponta, traçam com definição o caminho percorrido pela arte brasileira desde as primeiras décadas do século passado até hoje.

A mostra começa pelo módulo A Marca Humana, que, como o curador observa, traz a primeira modernidade brasileira ainda amplamente representacional, com 28 obras. Nela, a figura humana ainda é central, como nas obras Autorretrato, de José Pancetti, a já citada A Pequena Aldeã, de Segall, ou o óleo sobre madeira Sem Título, de Vicente Rego Monteiro.

Em seguida, o visitante entra no módulo Irrealismos, que conta com 19 obras. Embora a figura humana e a paisagem ainda apareçam nessa etapa da produção brasileira, o registro é de composições que remetem a si mesmas entre o sonho incontrolado e o imaginário construído. "O tom vai do poético mais lírico, como em Cícero Dias, ao surrealismo incisivo de uma verdadeira 'peça de museu' como O Impossível, de Maria Martins, e à ordem diversamente metafísica de João Câmara e Leonilson", observa o curador.

Com 57 peças, Modos de Abstração é o próximo módulo, que também apresenta esculturas. De Alfredo Volpi a Abraham Palatnik, passando por Sérgio Fingermann, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Amílcar de Castro, entre outros, mergulha nos anos 50 quando, em decorrência da I Bienal de São Paulo (1951), a arte brasileira passou a se concentrar em temas interiores, livres de uma referência imediata ao mundo exterior - transitando gradualmente do figurativismo para a abstração. Os concretos dominaram a cena, seguidos dos neoconcretos, abstracionistas informais ou expressionistas e começaram um diálogo em pé de igualdade com a arte internacional.

O mergulho seguinte é em A Contestação Pop, cujas 13 obras trazem a arte pop que se inspira na releitura de imagens de outros meios como os quadrinhos, a fotografia de jornal, as embalagens dos produtos comerciais e objetos da cultura de massa. É o que se vê, de modo claro, em obras como Passeata de Protesto, técnica mista sobre papel de Antonio Dias; Che Guevara, acrílica sobre papel de Rubens Gerchman, ou Protetor para Identidade, serigrafia e colagens de Paulo Brusky.

Na Linha da Ideia, mais um módulo, é dividido em seis subgrupos: Arte e Anti-arte (12 peças), O Juízo Jocoso (6), Palavra Imagem (6), A Arte como Arte (6), Pintura Pós Pintura (11), Não Objetos, Anti Forma (12 obras). Segundo Teixeira Coelho, eles correspondem a um vasto e aberto período da arte identificado como pós-moderno, iniciado no mundo nos anos 60, e no Brasil na década seguinte, apesar dos traços precursores de Oiticica e de Lygia Clark.

De acordo com o curador, é um período em que toda funcionalidade e finalidade da arte são ignoradas. "O experimental parece ser a regra e não a exceção e mesmo quando uma proposta se assemelha exteriormente a algo do passado, o gesto do artista que comanda a ação é outro", explica ele. "A arte tornou-se aquilo que Da Vinci queria que fosse: uma coisa mental, que ocorre mais na cabeça de quem a faz e vê do que no suporte físico exterior de que se serve". Entre os artistas que assinam as 53 obras desse conjunto, estão de Julio Plaza a Tunga e Iole de Freitas, passando por Evandro Carlos Jardim, Amélia Toledo, Regina Silveira, Leda Catunda e Nelson Leirner.

Por fim, o grupo Outros Modos, Outras Mídias reúne sete obras em diversos suportes e com propostas distintas - desde a ação sobre o corpo à interação com a obra, permitida pelas experimentações digitais. Esse núcleo apresenta os audiovisuais Marca Registrada e Coletas, respectivamente de Letícia Parente e Brígida Baltar; a holografia O Arco-Iris no Ar Curvo, de Julio Plaza e Moysés Baumstein; "Memória" Cristaleira, vídeo-instalação de Eder Santos; Reflexão #3, software customizado, com trilha e teclado interativos de Raquel Kogan, e a instalação [Op_Era] HapticInterfac, de Rejane Cantoni e Daniela Kutschat.

Recortes da Coleção Itaú
O Itaú Cultural tem organizado diferentes exposições com recortes do acervo de obras de arte do grupo para dar acesso ao grande público em São Paulo e em outras cidades do Brasil. A primeira foi a Coleção Itaú Contemporâneo Arte no Brasil 1981-2006, exibida no próprio Itaú Cultural. Em seguida, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) apresentou Coleção Itaú Moderno Arte no Brasil 1911-1980.

Em 2011, o instituto começou a itinerância das obras, conferindo assim maior democracia no acesso ao acervo. Até o momento, foram 14 mostras apresentadas em seis países e em sete cidades brasileiras, vistas por mais de 200 mil pessoas. Entre elas, destaca-se Moderna para Sempre, que privilegia as obras plásticas do período modernista brasileiro, com curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava. Parte das imagens exibidas naquele momento esteve presentes na exposição O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira. Com curadoria de Eder Chiodetto, esta abriu o calendário 2012 exibida na Maison Européenne de la Photographie, internacionalmente reconhecida por seu trabalho de difusão da fotografia mundial.

SERVIÇO
1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú
26 de abril de 2012, às 19h, abertura para convidados
Para o público: 27 de abril a 29 de julho de 2012
De terça-feira a domingo
Das 10h às 18h
R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia)
Bilhetes vendidos até as 17h30

No 1º domingo de cada mês a entrada é franca
Estacionamento para carros e bicicletas gratuito
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico
Curitiba - PR
Fone: 41. 3350-4400

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 11.3629.1017
Jessica Orlandi: jessica.orlandi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe