Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Obinha mostra repertório formado por diversos ritmos brasileiros  

Publicado em 20/04/2016

Atualizado às 10:23 de 03/08/2018

Na sua primeira apresentação do ano no Auditório Ibirapuera, a Obinha, uma das formações da Escola do Auditório – composta de 38 alunos com idade entre 12 e 15 anos –, realiza um concerto no foyer da casa, sob regência da maestrina Paula Valente, e ainda celebra o Dia das Mães. Com repertório voltado para ritmos do Brasil – como polca, lundu, samba e tango brasileiro –, a Obinha mostra composições de Milton Nascimento, Ary Barroso e Caetano Veloso, entre outros nomes.

Segundo Paula, o espetáculo fará um apanhado daquilo que está sendo estudado neste semestre. “Nós trabalhamos na Escola do Auditório, principalmente, com foco nas linguagens brasileiras”, explica. “Temos os arranjos do Nailor Proveta [maestro, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola] feitos em cima de estudos de linguagens de ritmos mais tradicionais [...] Neles, os alunos trabalham um pouco o conhecimento desses ritmos.”

A maestrina conta que neste ano resolveu ousar um pouco em relação às turmas anteriores e vai trabalhar, pela primeira vez na Obinha, a improvisação com os alunos. "Vai ser uma apresentação bem diversificada, dividida entre o estudo das linguagens brasileiras e a improvisação”, explica.

Sobre o trabalho à frente da Obinha, Paula diz que sente que sua função é inspirar os jovens alunos e futuros músicos. “Nós sabemos que eles ainda não estão na fase de fazer improvisos. Mas eles têm de começar de algum jeito. E eu acho que a hora de começar, de ousar, de errar é agora. É bom que tenham essa experiência, mesmo que seja bem desafiadora.”

Música no Foyer
domingo 8 de maio
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe