Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Coro da Escola do Auditório se apresenta sob regência do maestro Daniel Reginato

Publicado em 29/04/2016

Atualizado às 10:23 de 03/08/2018

Libras

O Coro da Escola do Auditório – composto de 20 alunos do curso de canto popular da Escola do Auditório – se apresenta no foyer da casa, sob regência de Daniel Reginato, em espetáculo que conta com a participação especial do Coral Unifesp, sob regência de seu maestro, Eduardo Fernandes.

Segundo Daniel, para essa apresentação o Coro da Escola do Auditório decidiu revisitar as tradições populares da dança que formam a base do ritmo brasileiro. “Nós pegamos, basicamente, o baião, o coco e o maracatu e utilizamos um pouco desse tipo de sonoridade, que é muito viva [...] para poder falar de um repertório que traga um pouco dessa tradição da música brasileira, já que a Escola do Auditório vai muito a fundo nessa pesquisa”, explica.

Na primeira parte do espetáculo, os integrantes do Coro da Escola do Auditório apresentam composições como “Janela do Dia”, “Alleluia” e “Timoneiro”. Durante a interpretação da ciranda “Moreno” acontece a transição entre os grupos vocais, e o Coral Unifesp passa a mostrar um repertório só de canções do músico e compositor Lenine. No final do evento, os dois coros se juntam para interpretar “Que Baque É Esse”, também do artista pernambucano.

“As músicas 'Janela do Dia' e 'Moreno', não à toa, iniciam e finalizam a apresentação do Coro da Escola do Auditório”, conta Daniel. “Ambas são de Renata Rosa, cantora e compositora que tem um trabalho riquíssimo de pesquisa de sonoridades que dialogam com as tradições populares da dança que norteamos no concerto”, diz o regente. “'Que Baque É Esse' resume a nossa busca por esse pulsar, essa coisa que contagia e que vem da dança.”

Há dez anos à frente do Coro da Escola do Auditório, Daniel conta que o convite feito para o Coral Unifesp se deu não só pela tradição que esse grupo tem de ser um coral cênico – e que se assemelha um pouco à linguagem que o coro vem pesquisando há um tempo –, mas também como forma de retribuição aos convites feitos para a participação em festivais, organizados pelo próprio grupo, que tinham como função difundir os trabalhos de destaque do meio coral paulistano. O regente destaca ainda que a ideia é mostrar um pouco do trabalho sólido no qual se espelham (o Coral Unifesp existe há mais de 30 anos).

“É também trazer para o público uma diversidade de linguagens”, diz Daniel. “Nós, de uma pesquisa focada na música brasileira; eles, de uma pesquisa de arranjos norteados por um compositor só, contemporâneo”, explica. “Uma sonoridade que tira 'esse ranço' de que coro sempre tem uma voz cheia, empostada [...] De que fazer música popular é apenas cantar aquela música [...] Ignorando aspectos expressivos que formam essa linguagem, tais como sonoridade, busca pelo suingue e ajustes de fraseados”, acrescenta o regente. “Existe um jeito de cantar [...] Que é bem característico da música popular e que difere um pouco dessa música de concerto para coro.”

A respeito do que o público pode esperar da apresentação, Daniel diz que “esse concerto é o encontro de dois grupos que buscam mergulhar na pesquisa dessa linguagem da música popular traduzida na execução e na adaptação coral”. E afirma ainda que é “um prato cheio para os amantes da música”.

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Repertório

“Janela do Dia” (Renata Rosa)

“Coco Alagoano” (Coco de Roda/domínio público)
Arranjo: Marcos Leite

“Rainha” (domínio público)
Arranjo: Déia Trancoso

“Alleluia” (canto indígena com arranjo e composição de Marlui Miranda)

“Água de Meninos” (Gilberto Gil)
Arranjo: Renato Spinosa

“Quem Tudo Quer Saber, Mexerico Quer Fazer” (Oswaldo Lacerda)

“Maracatu Alagoano” (domínio público)
Arranjo: Marcos Leite

“Loa de Maracatu Nação Estrela Brilhante” (domínio público)

“Timoneiro” (Paulinho da Viola)
Arranjo: Everton Dantas

“Moreno” (Renata Rosa e Bio Rocke)

“A Ponte” (Lenine)
Arranjo: André Protásio

“Do It” (Lenine/Ivan Santos)
Arranjo: André Protásio

“Tuaregue Nagô” (Lenine/Bráulio Tavares)
Arranjo: André Protásio

“A Lavadeira do Rio” (Lenine/Bráulio Tavares)
Arranjo: Marcelo Recsky

“Envergo Mas Não Quebro” (Lenine/Carlos Renó)
Arranjo: Daniel Reginato

“Jacksoul Brasileiro” (Lenine)
Arranjo: André Protásio

“Vivo” (Lenine/Carlos Renó)
Arranjo: Daniel Reginato

“Leão do Norte” (Lenine/Paulo César Pinheiro)
Arranjo: Zeca Rodrigues

“Que Baque É Esse” (Lenine/Bráulio Tavares)
Arranjo: André Protásio

Música No Foyer

domingo 15 de maio
às 17h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe