Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Duo Soprando Cordas faz estreia do espetáculo Inspirações

Publicado em 01/06/2016

Atualizado às 10:26 de 03/08/2018

O duo Soprando Cordas, formado pelos jovens músicos Beatriz Pacheco (sax alto e soprano) e Liw Ferreira (violão), faz a estreia do espetáculo Inspirações no foyer do Auditório Ibirapuera, numa apresentação que conta com a participação de Nailor Proveta (clarinete), Vanessa Moreno (voz) e Fi Maróstica (baixo elétrico).

“O Proveta participa conosco em 'Vovô Manuel', música que ele fez para o avô dele e gravou no disco da Banda Mantiqueira. É maravilhosa. Ele também vai tocar 'Princesinha do Choro', do Dominguinhos”, diz Liw. “Para Vanessa e Fi, pensamos numa música que foi feita para nós por um amigo, chamada 'Feijão do seu Arroz'", conta Beatriz. “Ela tem uma letra muito bonita, e nós queríamos ver como ficariam os arranjos na formação deles [...] Eles também vão fazer 'Rosa', do Pixinguinha.”

Segundo Beatriz, a ideia de formar a dupla sempre existiu. Mas foi apenas no ano passado que ela e Liw resolveram, de fato, investir no projeto. “Violão e saxofone são uma formação tradicional que dá a chance de fazer muitas coisas [...] E nos encanta muito por mostrar o que é possível fazer com apenas dois instrumentos”, diz. “No ano passado, nós começamos a pensar no duo, ensaiar, experimentar coisas [...] E o Auditório veio com essa oportunidade de fazermos a nossa estreia lá.”

A escolha do título do espetáculo se deu, segundo os músicos, não só pela admiração por outros duos de destaque, mas também pela proximidade dos jovens instrumentistas com as composições de artistas como Radamés Gnattali, K-Ximbinho e Guerra Peixe – que formam o repertório de suas vidas –, unindo a música clássica e a instrumental brasileira desde quando eram alunos da Escola do Auditório (Beatriz se formou em 2014 e Liw em 2013). “É uma inspiração, mas é quase uma gratidão, na verdade, por tudo o que a música nos deu e traz pra gente”, explica Liw.

Falando em gratidão, Beatriz e Liw contam que essa experiência [de estudar na Escola do Auditório] e a música são fundamentais em suas trajetórias. “Nunca tinha passado pela minha cabeça trabalhar com música e ingressar nessa profissão. Eu queria ser médica”, conta Beatriz, que aos 10 anos de idade passou a frequentar os projetos de música do Auditório Ibirapuera. “Mas eu nunca consegui me desligar dela. Tanto que eu me encontrei”, diz.

Liw fala que a música entrou em sua vida porque o pai tocava vários instrumentos em casa. “E eu nunca tinha vontade. Até ele dizer que eu não poderia encostar nesse ou naquele instrumento”, conta o violonista. “Eu entrei no Auditório e o meu teste foi engraçado [...] Disseram que precisava ler partitura e eu nem sabia o que era isso”, relembra ele, que teve de cantar “Parabéns a Você” para ser aprovado. Liw começou no coro, passou a estudar violão e acabou se formando como violonista. Atualmente, é professor de violão na Escola do Auditório.

Além do Soprando Cordas, Beatriz e Liw fazem parte de outros projetos e formações – algumas delas originadas na própria Escola do Auditório. “O Auditório representa muita coisa para nós”, diz Liw. “E a música é a atmosfera disso tudo. É o que nos faz, todos os dias, querer acordar, levantar e estudar muito, fazer esses projetos e outros que temos”, explica. “Todo mundo, quando vai chegando a certo nível, precisa ter um trabalho que traga desafios, que faça querer conquistar coisas novas. Este aqui é o nosso.”

Música no Foyer
domingo 19 de junho
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe