Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Chorando em Ré Menor presta homenagem a Nelson Cavaquinho e apresenta choros tradicionais

Publicado em 07/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

O grupo Chorando em Ré Menor, – formado por Beatriz Pacheco (sax soprano), Leandro Carvalhal (cavaquinho), Leonardo Oliveira (violão 6 cordas), Liw Ferreira (bandolim e arranjos), Si.Sa Medeiros (percussão) e Wellington Silva (violão 7 cordas e arranjos) –, se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera para prestar uma homenagem a Nelson Cavaquinho (1911-1986) e mostrar clássicos do choro no espetáculo Choros e Chorões.

Na primeira parte da apresentação, os jovens músicos tocam composições do instrumentista, cantor e compositor carioca homenageado como “Folhas Secas”, “Juízo Final” e “A Flor e o Espinho”. Na sequência, mostram clássicos do choro – de Pixinguinha e Jacob do Bandolim, entre outros nomes –- , sendo que, alguns deles, ganham novos arranjos escritos pelo grupo. O espetáculo conta ainda com uma música de Wellington Silva, intitulada “Meu Calcanhar Quebrou”, que o violonista compôs durante o período em que se acidentou.

Segundo os integrantes do Chorando em Ré Menor, um dos principais diferenciais do sexteto, formado em 2009, é o cuidado que todos têm com o tradicionalismo. “A nossa intenção é tentar assimilar e trazer a linguagem tradicional sem copiar o que já existia, mas, sim, criando”, diz Wellington Silva. “Nós não colocamos muito virtuosismo, que é o que vem acontecendo nos grupos e nas rodas de choro atualmente”, acrescenta Liw Ferreira. “Isso é bonito, mas essa não é a nossa ideia. Nós pensamos mais mesmo no resgate do tradicional. A essência do Ré Menor é essa”, conclui.

Confira o grupo interpretando “De Coração a Coração” (Jacob do Bandolim) na aba vídeos.

Música no Foyer
sexta 22 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe