Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Sexteto Ubuntu e duo Duas apresentam repertório composto de músicas do mestre Cartola

Publicado em 14/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

No dia 29 de outubro, sábado, às 17h, duas formações de alunos e ex-alunos da Escola do Auditório – duo Duas e Sexteto Ubuntu – se apresentam no foyer da casa para mostrar um repertório essencialmente de músicas de Angenor de Oliveira (1908-1980), o Cartola. A apresentação faz parte da programação paralela à Ocupação Cartola, que acontece até 13 de novembro no Itaú Cultural.

A primeira parte do espetáculo será conduzida pelas instrumentistas Ana Paula Marcelino (violão) e Vaisy Alencar (clarinete), do Duas. O duo, que surgiu no final de 2015 e desenvolve ampla pesquisa de repertório para violão e clarinete com ênfase na música popular brasileira, apresenta uma prévia de seu projeto Duas em Verde e Rosa, composto de músicas do mestre e sambista carioca, mas com novos arranjos e sonoridades.

“O Duas em Verde e Rosa é o nosso primeiro projeto”, diz Ana Paula Marcelino. “Eu já gostava das músicas, mas não conhecia muito a história do Cartola”, conta Vaisy Alencar. “Durante o processo de pesquisa do repertório para a composição dos arranjos, fomos descobrindo quanto a história de vida dele é incrível e nos deparando com canções – como “Divina Dama” – que achávamos que era de outros compositores. Deixamos o projeto cada vez mais forte em razão disso e da necessidade de trazer sua história à tona”, explica.

A apresentação segue com o Sexteto Ubuntu, formado pelos instrumentistas Danilo Rocha (saxofone), Liw Ferreira (violão), Luan Charles (trompete), Pedro Teixeira (percussão), Rogério Clementino (contrabaixo) e Vinicius Roberto (bateria). O grupo, que surgiu em 2016, também traz em seu repertório a história da música popular brasileira e tem como base de sua constituição não só a música, mas o conceito do coletivo, da união e do diálogo com as demais expressões artísticas – como poesia, teatro e dança.

“Nós não queríamos fazer algo que se limitasse à música de conservatório. Queríamos politizar a história, levar outras ideias para dentro desse ‘grupo’; fazer um som que também dialogasse com as coisas que estão acontecendo à nossa volta”, explica Luan Charles. “Ubuntu [palavra de origem africana] significa ‘Sou o que sou pelo que nós somos, jamais pelo que temos’. Na verdade, não somos um grupo, mas uma grande família, uma filosofia de vida. Queremos trazer para perto pessoas com senso de humanidade, que sabem que a vida de outras pessoas é tão importante quanto a delas. A ideia dessa nossa família é conseguir falar com indivíduos que, como nós, também estão falando de liberdade, só que com ferramentas diferentes.”

Música no Foyer
sábado 29 de outubro de 2016
às 17h
[duração aproximada: 80 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe