Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Regional Mistura mostra clássicos de grandes nomes da nossa música  

Publicado em 14/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

O quarteto Regional Mistura – formado por Eduardo Montilla (cavaco e bandolim), Leonardo Oliveira (violão de sete cordas), Pedro Teixeira (percussão) e Salomão Sidharta (clarinete) – se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera para mostrar clássicos do choro. A apresentação conta ainda com a participação especial do duo Soprando Cordas [Liw Ferreira (violão) e Beatriz Pacheco (saxofone)].

Criado no início de 2016 pelos quatro instrumentistas, todos alunos da Escola do Auditório, o grupo apresenta um repertório composto de canções de grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha (“Chochichando”), K-Ximbinho (“Sonoroso”), Jacob do Bandolim (“Vibrações”), Altamiro Carrilho (“Deixa o Breque pra Mim”) e Paulinho da Viola (“Choro Negro”).

Segundo Eduardo Montilla, o nome do quarteto foi inspirado nos ensinamentos passados aos integrantes por Nailor Proveta, maestro, compositor, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório. “Proveta sempre comenta que música se faz junto com outra pessoa. Todo mundo misturado, na mesma sintonia e caminhando para a frente juntos”, diz. “Esse é o nosso intuito. Daí a escolha”, explica.

O bandolinista acrescenta que muitas das influências do Regional Mistura também vieram de outros professores da Escola, como Gian Correa (violão) e Adriano Andrade (bandolim e cavaquinho), além do maestro Edson Jose Alves. “Nós já gostávamos de choro. Além disso, tocamos muito nas aulas de prática de instrumento na Escola do Auditório. Então, a opção pelo gênero foi natural. Ainda mais com o apoio desses grandes mestres.”

Sobre a Escola do Auditório
A Escola oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes da rede pública de ensino (com idade a partir de 12 anos) que residam no município de São Paulo. Os alunos aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos, seus instrumentos e seus personagens.

As disciplinas ministradas no curso livre de música se dividem em dois grupos: aulas teóricas – nas quais os alunos aprendem e desenvolvem a leitura de partituras, harmonia e habilidades de percepção rítmica e melódica, além de ser apresentados aos diversos ritmos brasileiros, passando por suas histórias e seus personagens – e aulas práticas ou aulas de instrumento realizadas individualmente. Os estudantes também participam de grupos formados na própria Escola – Coro, Obinha, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA) e Orquestra Furiosa do Auditório – e adquirem experiência em orquestras.

Música no Foyer
domingo 30 de outubro de 2016
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe