Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Obinha faz concerto com a participação do Coro da Escola do Auditório

Publicado em 25/11/2016

Atualizado às 10:35 de 03/08/2018

 

No dia 11 de dezembro, às 11h, a Obinha, uma das formações da Escola do Auditório – composta de 34 alunos com idade entre 12 e 15 anos –, realiza um concerto no foyer da casa, sob a regência da maestrina Paula Valente. A apresentação tem a participação especial do Coro da Escola e da Pré-Obinha (grupo formado por alunos iniciantes na Escola em seus respectivos instrumentos).

O repertório traz uma seleção de músicas brasileiras tradicionais de domínio público e de nomes como Gastão Viana e Pixinguinha, Passoca, Zequinha de Abreu e Donga [autor de “Pelo Telefone” (1916), primeiro samba gravado na história e que encerra a apresentação, como forma de a Obinha prestar uma homenagem aos cem anos desse gênero musical].

“Vamos mostrar ritmos importantes que foram a semente de diversas manifestações musicais atuais”, explica Paula Valente. “Dos primórdios do século XX teremos polca, lundu e maxixe. Passaremos por choro, toada sertaneja, cantiga de roda e ritmos nordestinos representados pelo xote e pelo baião. Além disso, um lindo arranjo de Nailor Proveta [músico, maestro, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório] para 'Suíte Coreto' nos leva à sonoridade das bandas do interior de São Paulo, com schotish, valsa e dobrado.”

Segundo a maestrina, a Obinha é uma orquestra dinâmica. “A cada semestre temos alunos entrando e saindo dela, o que faz desse grupo um grande movimento”, conclui.

Música no Foyer
domingo 11 de dezembro de 2016
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe