Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Raquel Bernardes Quarteto apresenta espetáculo com composições de Egberto Gismonti

Publicado em 21/03/2017

Atualizado às 15:59 de 28/02/2020

Libras

No dia 7 de abril às 21h, o Raquel Bernardes Quarteto – formado por Raquel Bernardes (voz), Conrado Vieira (piano), Jackson Lourenço (contrabaixo) e Jonatan Carvalho Goes (bateria) – se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera com o espetáculo Veredas.

Criado em agosto de 2015, o grupo, que tem o intuito de se aprofundar na obra de Egberto Gismonti e levá-la ao conhecimento de cada vez mais pessoas, mostra um repertório que mescla música instrumental e canções desse compositor e multi-instrumentista – com novos arranjos – e ainda explora linguagens diversas.

“Durante a apresentação, nós teremos algumas releituras para composições de Egberto Gismonti, como 'Saudações', 'Bodas de Prata' e 'Lôro', mas sem deixar de lado as nossas demais influências – como as de linguagens musicais do sul da Índia, as experiências rítmicas das vanguardas do século XX e de artistas como Ari Hoenig, Camille Bertault, Vijay Iyer e Tigran Hamasyan –, que também se refletem nos arranjos”, explica a cantora do quarteto.

Raquel, que foi aluna de canto da Escola do Auditório, onde se formou em 2015, conta que conheceu a obra de Gismonti e o baterista Jonatan Goes na escola (ele também se formou ali em 2016 e a apresentou aos demais integrantes do grupo). “Sempre gostei muito de música instrumental e tive contato com as composições do Egberto durante as aulas”, diz ela. “Quando as ouvi pela primeira vez, fiquei impressionada. Eu me identifico muito com as letras e com a maneira como ele faz música.”

Ainda de acordo com a cantora, a escolha do trabalho de Gismonti para a concepção da identidade musical do quarteto se deu devido à sua sofisticação. “O que muita gente considera novo hoje em dia, Egberto já fazia no começo da carreira”, explica. “A obra dele tem muitas referências de Guimarães Rosa [1908-1967], para quem fez inclusive um álbum em homenagem, chamado Saudações. Essa influência é a ideia de uma brasilidade, identificando a música com sotaque nordestino, porém moderno”, diz. “É isso que queremos mostrar ao público com Veredas.”

Música no Foyer
Raquel Bernardes Quarteto
sexta 7 de abril de 2017
às 21h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe