Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Grupo vocal Seis Canta apresenta o espetáculo Identidades

Publicado em 29/03/2017

Atualizado às 10:47 de 03/08/2018

Libras

O grupo vocal Seis Canta, formado por Amanda Temponi, Aninha Ferrini, Everton Dantas, Paulla Zeferino, Raquel Bernardes e Wilson Alves – e que conta com George Ferreira na percussão –, se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera com Identidades, seu segundo e mais recente espetáculo.

Identidades pretende abrir e intensificar o debate sobre tolerância e respeito à diversidade de gênero, à sexualidade, à raça, a credo e à classe social. “A canção sempre estará atrelada a alguma mensagem”, diz Everton Dantas. “Então, percebemos que podíamos usá-la para falar de questionamentos que são nossos, mas que reverberaram em todo mundo, no coletivo”, explica o cantor. “Nós fazemos isso desde nosso primeiro trabalho [o espetáculo Meio Fio, de 2014]”.

O repertório, que traz músicas autorais e de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Kiko Dinucci, foi dividido em blocos que discutem e refletem sobre como é possível existir, resistir e reexistir no coletivo social. “Fizemos uma pesquisa sobre nossos compositores favoritos e direcionamos o repertório para as músicas que abordavam assuntos que nos interessavam”, explica Everton. “Como são poucos os grupos vocais que compõem, as canções autorais são importantes porque ajudam a dar um caráter mais pessoal à apresentação. ”

Ainda de acordo com o cantor, os espetáculos do Seis Canta são também projetos em constante transformação, uma vez que neles são inseridos ou retirados elementos em prol da mensagem. “Talvez o Identidades seja uma continuação do Meio Fio, que já abordava temas conflituosos de uma grande cidade”, explica Everton. “Ele também parte de uma questão da metrópole, que é como eu me reconheço indivíduo dentro do coletivo. Essa é a pergunta principal e, por isso, o título está no plural. ”

O grupo mostra ainda um material poético e incursões textuais durante a apresentação. “Quando você está fazendo música, também está fazendo poesia, desenhando seu corpo no espaço, fazendo uma interpretação”, diz Everton Dantas. “Temos a visão de que todas as artes são integradas, andam juntas e que só a música não é suficiente. Daí trazer ao espetáculo outras formas diversas de linguagens. Isso é o mais bacana das artes. ”

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Música no Foyer
Seis Canta
sexta 14 de abril de 2017
às 17h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe