Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Orquestra Furiosa se apresenta sob a regência de Nailor Proveta

Publicado em 26/04/2017

Atualizado às 10:49 de 03/08/2018

No dia 12 de maio às 15h, a Orquestra Furiosa do Auditório se apresenta no foyer da casa, sob a regência de Nailor Proveta, maestro, compositor, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório. Formada por 31 jovens músicos e 3 cantores – todos alunos da Escola –, a Furiosa exibe um repertório de composições de grandes nomes da música brasileira, com arranjos de Proveta e dos maestros, arranjadores e compositores Edson José Alves e José Roberto Branco.

O grupo parte da formação de big band com nuances de regional de choro, percussão sinfônica e banda de coreto. Criado em 2010 – sob regência de Nailor Proveta –, dedica-se exclusivamente à música brasileira, com especial atenção ao popular, refletindo a filosofia de ensino da Escola do Auditório.

Em 2011, a orquestra gravou o álbum Furiosa no Coreto (independente), com arranjos e composições inéditas, e participou do II Encontro de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis para o Bicentenário, na Argentina. Em 2013, fez parte da gravação do Sambabook Zeca Pagodinho, no Rio de Janeiro, lançado pelo Musickeria e pela Universal Music. O álbum ganhou o Prêmio Contigo MPB de Música como Melhor Projeto Especial em 2014.

Sobre a Escola do Auditório

A Escola do Auditório, sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes da rede pública de ensino (com idade a partir de 12 anos) que residam no município de São Paulo. Os alunos aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos, seus instrumentos e seus personagens.

As disciplinas ministradas no curso livre de música se dividem em dois grupos: aulas teóricas – nas quais os alunos aprendem e desenvolvem a leitura de partituras, harmonia e habilidades de percepção rítmica e melódica – e aulas práticas ou aulas de instrumento realizadas individualmente. Os estudantes também participam de grupos formados na própria Escola – Coro do Auditório, Obinha, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA) e Orquestra Furiosa do Auditório – e adquirem experiência em orquestras.

Desde o início das atividades, a Escola do Auditório, que conta com direção artístico-pedagógica de Nailor Proveta, já formou quatro turmas (61 alunos), proporcionando a esses jovens a oportunidade de iniciar e desenvolver carreira na música, muitas vezes no próprio Auditório, que já conta com ex-alunos atuando como professores e como assistentes de regente.

Música no Foyer
Orquestra Furiosa
sexta 12 de maio de 2017
às 15h
[duração aproximada: 60 minutos]

ingressos: Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe