Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Duo Bailado apresenta composições instrumentais autorais e releituras de temas da música brasileira  

Publicado em 01/06/2017

Atualizado às 10:53 de 03/08/2018

No dia 16 de junho, o Duo Bailado, formado pelo contrabaixista Marcos Paiva e pelo pianista Daniel Grajew, se apresenta no Auditório Ibirapuera com um repertório majoritariamente autoral. Músicos e também compositores, os integrantes da dupla buscam uma produção com arranjos inspirados em danças urbanas de séculos passados no Brasil.

O Duo Bailado surgiu do desejo de Marcos de resgatar uma produção musical iniciada na segunda metade do século XIX e que depois perdeu popularidade. “Os pianeiros, como são chamados os primeiros pianistas com sotaque brasileiro, acabaram sendo esquecidos e isso me inquietava. Escrevi umas peças pensando nesse universo e chamei o Daniel para erguermos esse projeto”, conta o contrabaixista. Juntos, eles buscam realizar releituras contemporâneas do mundo desses músicos.

Do projeto nasceu o álbum Bailado, lançado em 2016. Para Daniel, o disco foi “um desbravamento desse universo do piano e do contrabaixo brasileiros”, uma vez que o hábito de contrapor esses instrumentos é mais forte em gêneros de origem estrangeira, como o jazz. Além disso, destaca-se o fato de que as composições exigem uma escuta ativa dos ouvintes. “Você ouve esse disco preenchendo ele com as suas ideias melódicas, é criativo na questão da improvisação e dos arranjos”, completa Marcos.

Esse resgate resulta em uma sonoridade cheia de influências, pautada na produção de grandes nomes, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Marcos ressalta os motivos pelos quais esse aspecto do Duo Bailado não poderia ser diferente: “Estamos buscando um diálogo entre a música (do nascimento da música urbana no Brasil) e nossas trajetórias e experiências, que carregam uma gama de influências que vão do jazz, passando pelo cancioneiro brasileiro, até a música erudita”.

No espetáculo do dia 16, os dois músicos apresentam as canções do disco e também outras homenagens aos pianeiros. Um exemplo é “Tenebroso”, de Ernesto Nazareth, que, apesar de apresentar características dançantes, carrega consigo uma carga dramática a partir de uma atmosfera tenebrosa.

Música no Foyer
Duo Bailado
sexta 16 de junho de 2017
às 21h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe