Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Grupo Malaebaú mescla contação de histórias, músicas e brincadeiras em Histórias ao Som da Sanfona

Publicado em 21/08/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Contação de histórias, música e uma série de adivinhas extraídas da cultura popular. Essa é a proposta do Grupo Malaebaú, que apresenta o espetáculo Histórias ao Som da Sanfona, às 16h, no foyer do Auditório Ibirapuera, e convida o público infantojuvenil para interagir.

Formado por Adriana Napoli (atriz, dramaturga e contadora de história) e Lucas Coimbra (músico e ex-aluno da Escola do Auditório), o Malaebaú mostra uma livre adaptação dos contos A Quase Morte de Zé Malandro e O Príncipe Serpente, entremeados por cantigas populares como O Sapo Não Lava o Pé e Peixe Vivo, além de jogos e brincadeiras.

Extraído do livro Contos de Enganar a Morte, de Ricardo Azevedo, A Quase Morte de Zé Malandro mostra como Zé Malandro enganou a morte e até o próprio diabo para continuar neste mundo O Príncipe Serpente, conto folclórico indiano extraído do livro A Volta ao Mundo em 52 Histórias, de Neil Phillip, traz a saga de uma jovem princesa que espera durante anos a volta de seu amado príncipe, transformado numa serpente.

Com a ideia inicial de trabalhar as diversas linguagens da arte voltada para as crianças, proposta logo depois estendida para o público adolescente – que demonstrava interesse em participar dos espetáculos do grupo classificados como infantil –, os integrantes do Malaebaú passaram a pesquisar e produzir espetáculos que levam em conta o entendimento e a inteligência do público.

“Nós queríamos montar obras artísticas de qualidade [...] que tivessem algo a ser dito dentro do contexto atual; que refletissem temas importantes para a sociedade e para a formação das crianças”, diz Adriana. “E, percorrendo escolas públicas com nossos espetáculos infantis, percebemos que as propostas artísticas destinadas a adolescentes eram escassas, já que a grande maioria dos grupos se dedica às crianças”, conclui.

Atualmente, o grupo também trabalha com adultos, ministrando oficinas e formação de professores dentro da arte de contar histórias. E, como afirma a atriz e dramaturga, “o conto popular é para todas as idades; ele dialoga com as mais diversas gerações e faixas etárias”, o que torna Histórias ao Som da Sanfona uma grande diversão para toda a família.

Música no Foyer
domingo 6 de setembro de 2015
às 16h
duração: 50 min (aproximadamente)
Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos]

Compartilhe