Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer | CORALUSP Sestina

O grupo vocal apresenta Juvenal e o Dragão – Opereta em um Ato

Publicado em 27/04/2018

Atualizado às 11:54 de 03/08/2018

Libras

O grupo Sestina, integrante do CORALUSP, se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera com a obra coral Juvenal e o Dragão – Opereta em um Ato. Sob a regência de Marcia Hentschel, os coralistas serão acompanhados pelo pianista Eduardo Dobay e pela contadora de histórias Lilian Guerra.

“Essa peça foi encomendada pelo Sestina e escrita exclusivamente para ele, no ano passado, pelo Nibaldo Araneda, que foi cantor do CORALUSP por muitos anos e é ainda maestro, arranjador e compositor”, conta Marcia, diretora artística do CORALUSP e regente do grupo. “Ele se baseou na literatura de cordel de Leandro Gomes de Barros [1865-1918, poeta paraibano, escritor do cordel A História de Juvenal e o Dragão] para criar a obra, que é uma livre adaptação.”

Composta de sete partes, Juvenal e o Dragão – Opereta em um Ato, escrita para narrador, coro misto e piano, conta a história de Juvenal, um camponês que morava numa cabana simples nos arredores de um pequeno reino. A regente do Sestina conta que o autor teve total liberdade para desenvolver o trabalho – recomendado para todos os públicos, principalmente para as crianças – e acabou surpreendendo com a opção de misturar o gênero literário com a música erudita.

“Eu achei a ideia do Nibaldo muito interessante. Porque literatura de cordel é uma coisa brasileira, popular, e ele traz isso misturado com o erudito”, fala Marcia. “A opereta tem uma narração, além do coro cantando. A atriz Lilian Guerra, mais do que ler e contar o texto, o interpreta. Ela entra no cenário como se fosse uma pessoa chegando do mato, do rio, com um cesto de roupas. E, cada vez que conta uma história, ela pega uma dessas peças de roupa e a estende em um varal, dando assim vida e movimento ao que está sendo narrado, aos personagens. É uma montagem com cor, com linguagem de história, que agrada a todos.”

Música no Foyer | CORALUSP Sestina [com interpretação em Libras]
sexta 18 de maio de 2018
às 21h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe