Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mutum

Diego Brito Festival de música Palmas/TO A 1 a Mostra de Música Instrumental e Cultura Popular do Tocantins (Mutum) surgiu com o...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Diego Brito
Festival de música
Palmas/TO

A 1a Mostra de Música Instrumental e Cultura Popular do Tocantins (Mutum) surgiu com o objetivo de promover as tradições artísticas locais e inserir o estado no circuito de festivais que acontecem no país. Idealizado pelo músico Diego Brito, o evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho de 2015, em Taquaruçu, distrito de Palmas. Em quase cem horas de programação, aconteceram espetáculos, oficinas e atividades em meio a cachoeiras e trilhas dos vales que formam o município, distante apenas 30 quilômetros da capital tocantinense.

Participaram da mostra, entre outros nomes, Juraildes da Cruz e Xangai, o sanfoneiro Iran Leite de Oliveira, mais conhecido como Paraíba dos 8 Baixos, e violeiros da região do Jalapão, representantes da viola de buriti do cerrado brasileiro. Da música instrumental, esteve presente o duo Felix Júnior e Gabriel Grossi.

Outro destaque foram as oficinas e as mesas-redondas, como Roda de Conversa – Sabedoria Indígena, que recebeu grupos de cantadores e a historiadora Lídia Soraia em um bate-papo sobre as percepções do mundo pelo olhar de pajés, artesãos e agricultores indígenas.

Fotos, vídeos e relatos da primeira edição da mostra estão registrados no site oficial do projeto, no YouTube e na página do projeto no Facebook.

Saiba mais no Blog Rumos.

 

Compartilhe