Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nabil Bonduki | Os desafios da gestão cultural em uma cidade em disputa

O secretário municipal de Cultura de São Paulo fala sobre a transversalidade da cultura nas políticas públicas, os erros em intervenções...

Publicado em 02/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Secretário municipal de Cultura de São Paulo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e especialista em planejamento urbano, Nabil Bonduki recebeu a equipe do Observatório Itaú Cultural para uma entrevista em seu gabinete.

Ele comenta a relação transversal da cultura com as demais políticas públicas; os desafios de gestão atual quando vivemos em uma cidade em disputa, com a cultura no centro desse debate; e os equívocos em intervenções urbanas ancoradas em espaços culturais, caso da região da Estação da Luz, no centro da cidade.

Neste trecho da entrevista, ele fala sobre os múltiplos coletivos e ocupações artísticas, as experiências exitosas na periferia da cidade e as políticas públicas necessárias para o setor musical, além de analisar a Virada Cultural e as perspectivas para seu futuro.

O andamento da política municipal de registro do patrimônio imaterial de teatros, um balanço do Carnaval de rua em São Paulo e do desenvolvimento da cidadania cultural na cidade, o desafio de planejar de forma integrada os equipamentos culturais e o papel da cidade nos âmbitos nacional e internacional são assuntos abordados pelo secretário nesta parte final da entrevista.

Compartilhe