Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nailor Proveta

O músico e compositor comanda o encontro Da Polca ao Baião

Publicado em 30/10/2015

Atualizado às 11:35 de 07/05/2020

O músico, compositor, maestro, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório, Nailor Proveta, fala sobre a linguagem e a origem da música brasileira, intercalando essas histórias com canções de grandes compositores nacionais, no masterclass-show interativo Da Polca ao Baião, que ele promove ao lado do maestro e arranjador Edson José Alves.

Durante a apresentação, gratuita e realizada no foyer do Auditório, o público recebe a letra de algumas das músicas que serão executadas por Proveta (clarinete e sax alto) e Edson (violão) e é convidado para participar respondendo a algumas perguntas feitas por ambos os músicos sobre as composições mostradas – e cantando.

O repertório, que vai de 1840 a 1940 – mas sem seguir uma ordem cronológica –, é formado por canções como “Pelo Telefone” (Ernesto dos Santos-Donga), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Ó Abre Alas” (Chiquinha Gonzaga) e “Baião” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e por gêneros musicais que vão desde a modinha até o baião, passando pela polca e pelo choro.

“Nós levamos às pessoas esse universo sonoro, mas sem ser de forma técnica”, explica Nailor Proveta. “Essa maneira de abordar a história da música fica muito mais interessante quando você coloca as pessoas para cantar.”

Nailor Proveta
domingo 22 de novembro de 2015
às 11h
duração: 90 min (aproximadamente)
A apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos]

Compartilhe