Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Nelson Ayres e Ricardo Herz

Os músicos apresentam o espetáculo Duo

Publicado em 21/02/2018

Atualizado às 11:58 de 03/08/2018

Nelson Ayres (pianista, maestro, arranjador e compositor) e Ricardo Herz (violinista, compositor e arranjador) sobem ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar o espetáculo Duo, homônimo ao primeiro trabalho da dupla, lançado em dezembro de 2017.

Duo traz um repertório instrumental praticamente autoral”, fala Ricardo Herz. “O Nelson já tinha algumas músicas na gaveta e eu compus outras antes mesmo do projeto do disco. Além dessas composições, fizemos uma releitura para “Maracangalha” (Dorival Caymmi). E durante o espetáculo também vamos mostrar ao público algumas surpresas”, diz. “Pelo fato do Nelson ser uma pessoa que vem do jazz, o mais gostoso é que o show é repleto de improvisação, suingue, fluência”.

O violinista conta que a ideia de desenvolver o trabalho – que apresenta novas maneiras de pensar e tocar o violino e o piano, acrescentando novas sonoridades a esses instrumentos e explorando essa formação instrumental de maneira inusitada – se deu após ter participado como solista convidado de um concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim, da qual Nelson Ayres é um dos regentes.

“Eu já conhecia o Nelson há anos. Mas ele me conheceu em 2004, no Prêmio Visa”, conta Ricardo. “Ficamos em contato a partir daí até que, em 2016, ele me chamou para ser solista da Orquestra Jovem Tom Jobim. Eu participei do concerto, estreitamos a relação nessa época e comecei a pensar em fazer um trabalho com ele. Depois, só foi preciso ‘um pouco de cara de pau’ para perguntar se ele topava desenvolver um projeto comum”, diz. “É uma honra tocar com o Nelson. Ele é um dos músicos mais importantes do Brasil. Está sendo muito legar fazer esse trabalho com ele.”

Ricardo Herz, conhecido por seu estilo próprio ao violino – que aproxima o instrumento da música popular, explorando o seu lado rítmico e agregando a ele sonoridades e influências diversas –, diz que apesar de perceber um aumento do número de pessoas tocando violino no país, na maioria das vezes o instrumento ainda está muito voltado para a música erudita, “tradição” que o músico tenta romper nos cursos e masterclasses que ministra Brasil afora.

“Popularizar um instrumento ainda é uma tarefa difícil”, fala o violinista. “Tem muita gente ainda só tocando música europeia, que, diga-se de passagem, não tenho nada contra. Só que nós temos um tesouro aqui no Brasil que é a nossa música. E eu acho muito importante nós a mostrarmos para o mundo.”
 

Nelson Ayres e Ricardo Herz
domingo 11 de março de 2018
às 19h
[duração aproximada: 70 minutos]

ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe