Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O Enigma Orides

Gustavo de Castro e Silva Livro Taguatinga / DF A poeta paulista Orides Fontela (1940-1998) tem sua história contada no...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Gustavo de Castro e Silva
Livro
Taguatinga/DF

A poeta paulista Orides Fontela (1940-1998) tem sua história contada no livro-reportagem O Enigma Orides, do escritor, professor e jornalista cultural Gustavo de Castro e Silva. A obra apresenta também 23 poemas inéditos da autora, descobertos quando ele realizava pesquisas para o projeto.

Desde 2009, Gustavo de Castro e Silva está debruçado sobre textos de Orides Fontela, entrevistando pessoas que tiveram ligação com a poeta, como a amiga Gerda Schoeder e os professores Antonio Candido e Davi Arrigucci Jr. O livro transita pelo jornalismo literário e flerta com a ficção.

Nascida em São João da Boa Vista (SP), Orides começou a escrever aos 7 anos e publicou seus primeiros poemas no jornal O Município, periódico de sua terra natal. Ao todo, a autora teve sete livros publicados, uma obra densa, que recebeu, entre outros reconhecimentos, o Prêmio Jabuti de Poesia em 1983, pelo livro Alba. A poeta enfrentou uma série de dificuldades financeiras e morreu em 1998, vítima de tuberculose, em um sanatório em Campos do Jordão (SP). O Enigma Orides tem lançamento pela Editora Hedra.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe