Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O escritor e sociólogo Antonio Candido morre aos 98 anos em São Paulo

Morreu nesta sexta-feira, 12 de maio, o escritor, crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido de Mello e Souza. Nascido na...

Publicado em 12/05/2017

Atualizado às 10:50 de 03/08/2018

Morreu nesta sexta-feira, 12 de maio, o escritor, crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido de Mello e Souza. Nascido na capital do Rio de Janeiro em 1918, o carioca iniciou sua educação em casa, com a mãe. Apenas aos 11 anos passou a frequentar a escola, quando se mudou para Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais.

Mais velho, Antonio abandonou o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP) no quinto ano e ingressou na graduação de ciências sociais e filosofia da mesma universidade, onde mais tarde passou a lecionar. Atuou também como crítico literário na revista Clima, fundada em 1941 com sua contribuição.

Uma de suas obras de maior destaque é Formação da Literatura Brasileira, em que fazendo uso da sociologia analisa a produção literária nacional. Quando jovem militou contra o Estado Novo, de Getúlio Vargas, e continuou envolvido na política ao longo da vida, participando da formação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 ao lado de outros intelectuais, como Sérgio Buarque de Holanda.

Para saber mais sobre a trajetória de Antonio Candido, acesse a Enciclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe