Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O Fio do Abismo

Recorte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011-2013 chega a Belém

Publicado em 16/07/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

O Itaú Cultural inaugura no dia 18 de julho a exposição O Fio do Abismo, com curadoria de Gabriela Motta e cocuradoria de Alejandra Muñoz e Luiza Proença. A mostra traz obras de alguns dos selecionados pelo programa Rumos Artes Visuais 2011-2013. Essa edição, para a qual se inscreveram 1.770 artistas, tem coordenação-geral de curadoria de Agnaldo Farias e conta com uma equipe de 12 profissionais, responsáveis pelo mapeamento nacional da produção visual contemporânea emergente.

A mostra O Fio do Abismo é um recorte da exposição Convite à Viagem, apresentada no Itaú Cultural, em São Paulo, de fevereiro a abril de 2012. A cidade de Belém recebe uma edição especial, que também visitará mais duas capitais brasileiras.

As obras escolhidas em cada montagem têm em comum a abordagem de temas e questões que estão no centro da discussão sobre a arte na atualidade. A curadora Gabriela Motta afirma: “Escolhemos desenvolver uma exposição que contemplasse os trabalhos que, grosso modo, lidam com as noções de limite, tensão, radicalismo e temporalidade irreversível. Essas ideias pairam sobre as zonas fronteiriças, sejam elas geográficas ou simbólicas”. A programação inclui ainda uma palestra ministrada pela curadora, pelas cocuradoras e por artistas da mostra.

Artistas

Adriano Costa (SP) – Cristiano Lenhardt (PE) – Daniel Murgel (RJ) – Fábio Magalhães (BA) – Gabriela Mureb (RJ)– Íris Helena (PB) – Isabel Ramil (RS) – João Castilho (MG) – Luiz Roque (SP) – Marcos Brias (SP) – Maria Laet (RJ) – Naia (AM) – Pablo Lobato (MG) – Regina Parra (SP) – Rodrigo Torres (RJ) – Rogério Severo (RS)

O Fio do Abismo
de quarta 18 de julho a domingo 2 setembro de 2012
terça a sexta 10h às 18h
sábado, domingo e feriado 9h às 14h
ingressos: R$ 2
entrada franca às terças para o público em geral e diariamente para crianças até 7 anos, adultos maiores de 60, portadores de necessidades especiais, grupos agendados e turmas da rede de ensino agendadas
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe