Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

"O Leitor do Futuro" e "Diferença e Repetição: um Novo Estatuto para o Sampling" - Simpósio Emoção Art.ficial 6.0 (2012)

Lisette Lagnado - "O Leitor do Futuro" É possível conquistar uma qualidade literária sem redigir um livro, mas, por exemplo, levando o...

Publicado em 04/09/2012

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

Lisette Lagnado - "O Leitor do Futuro"

É possível conquistar uma qualidade literária sem redigir um livro, mas, por exemplo, levando o visitante a fazer um percurso no parque? O encontro deixa algumas pistas para compreender a emergência de um novo espaço de fruição nas salas de exposição. Será analisada a obra de Dominique Gonzalez-Foerster e suas afinidades com a ficção científica, presentes tanto na literatura de Adolfo Bioy Casares, Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas como no cinema de Jean-Luc Godard e Andrei Tarkovski.

Arto Lindsay - "Diferença e Repetição: um Novo Estatuto para o Sampling"

No encontro, Lindsay, a despeito da especulação sobre a extinção do sampling, discute como o recurso, se visto não como paradigmático e sim como uma entre várias novas tecnologias sonoras à disposição da música, ainda tem muito a oferecer. No lugar de constituir uma célula a ser repetida, o sample agora se apresenta como uma amostra a ser estudada. São as unidades fabricadas e suas pequenas variações, seu grão, que interessam. "Estamos deixando de ser hipnotizados pela repetição em si e passando a perceber e poder classificar as diferentes relações entre os elementos de uma formulação artística", salienta o músico, que também abordará como procedimentos científicos e matemáticos são cada vez mais procurados para servir tanto como metáforas quanto como bases para obras de arte.

Saiba mais sobre a exposição Emoção Art.ficial 6.0

Palestra gravada no dia 1 de junho de 2012, no Itaú Cultural.

Compartilhe