Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

O observador

No primeiro capítulo do seu livro A Câmara Clara, Roland Barthes, observando uma foto do irmão de Napoleão, comenta: “Vejo os olhos que...

Publicado em 17/12/2013

Atualizado às 15:59 de 26/12/2018

 

No primeiro capítulo do seu livro A Câmara Clara, Roland Barthes, observando uma foto do irmão de Napoleão, comenta: “Vejo os olhos que viram o Imperador”.

Todos já fizemos isto: apontar a figura de uma pessoa em uma foto e dizer: “Olhe, este é meu primo...” Ou: “Você não conhece o meu filho?!”, e mostramos a foto da pessoa em questão.

Por meio de uma fotografia, um mundo pode ser construído através das referências que fazemos ao olharmos para ela.

Você já trabalhou a fotografia e suas referências com seus alunos? Uma atividade interessante é lhes propor que levem fotos do interesse deles e escrevam algo sobre a imagem: referência de lugares, de outras pessoas, de algum acontecimento, de outro tempo, de uma música.

Conversem depois sobre os motivos de terem escolhido tais fotos.

Você também pode trabalhar com imagens de publicações – revistas, livros, catálogos – e pedir para falarem sobre seus assuntos favoritos.

Dessa maneira, estará trabalhando com a identificação de cada um e como o mundo visual pode influenciar essa escolha.

Com crianças pequenas, você pode pedir para recortarem uma imagem de um detalhe do corpo de uma pessoa – por exemplo, a cabeça ou as pernas – e colarem a foto em um papel maior. A partir desse detalhe, elas deverão formar um personagem desenhando o resto do corpo e que contar uma história ele.

Compartilhe