Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Observatório Itaú Cultural

Criado em 2006, o Observatório Itaú Cultural é um espaço orgânico de pesquisa, formação e reflexão sobre o setor cultural

Publicado em 09/02/2012

Atualizado às 10:46 de 31/10/2023

O Observatório Itaú Cultural é um espaço orgânico de pesquisa, formação e reflexão sobre o setor cultural. Exercitando desde 2006 um olhar atento para a cultura, busca – através de ações plurais e diversas – fomentar os debates sobre este campo fundamental das sociedades contemporâneas: as produções artísticas e culturais. Seja contribuindo para a formulação de políticas culturais, seja através de ações formativas destinadas a artistas, coletivos e produtores, o Observatório se preocupa em oferecer atividades teóricas e práticas, reflexivas e acadêmicas, com sólido embasamento conceitual e metodológico.

Para tanto, sua atuação se dá por meio da realização de encontros e seminários, apoiando a produção de pesquisas acadêmicas e desenvolvendo produtos – como a Revista Observatório, com periodicidade trimestral e, a partir da edição 30, inteiramente digital, e a coleção Os Livros do Observatório, disponibilizada tanto em formato impresso quanto no digital.

Este programa sempre visou reunir e potencializar as ideias de profissionais que pensam a gestão e as políticas culturais em diferentes contextos. Com a emergência das culturas computacionais, o Observatório também realiza importantes debates no que diz respeito à relação entre arte e tecnologia, bem como aos impactos da tecnologia nas relações humanas.

Diante deste objetivo – nada simples – de compreender as diversas demandas culturais e os novos desafios colocados para a gestão e para as políticas culturais, o Observatório Itaú Cultural é um espaço que vem, também ele, constantemente se reinventando ao longo dos anos.

E, para suprir a lacuna de dados econômicos consistentes e atualizados que possam avaliar as tendências e conjunturas do setor cultural e servir de plataforma de apoio à tomada de decisões para os agentes culturais, o Observatório desenvolveu  o Painel de Dados, que traz um panorama econômico sobre o setor cultural e criativo brasileiro. 

Explore o Observatório:

Formação: 
Cátedra Olavo Setubal
EADs 
Semana de Gestão Cultural 
Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais
 
Publicações:

Coleção Os Livros do Observatório
Coleção Casa de Rui Barbosa
Revista Observatório
Série Rumos
Outras publicações 
Observe
 
Pesquisas:

Edital Economia Cultura 
Painel de Dados
Pesquisa Rumos

 

 

 

Compartilhe