Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

OCAM – Orquestra de Câmara da USP

A apresentação é uma homenagem aos 110 anos do pintor Candido Portinari

Publicado em 06/09/2013

Atualizado às 20:44 de 02/08/2018

A OCAM – Orquestra de Câmara da USP, um dos principais organismos artísticos da USP, retorna ao palco do Auditório Ibirapuera no dia 22 de setembro para uma homenagem aos 110 anos do pintor Candido Portinari. A apresentação conta com a participação do bandolinista Hamilton de Holanda, da solista Céline Imbert e dos coros da ECA/USP e da Cidade de Santo André.

O repertório da apresentação inclui composições de John McLaughlin (The Mediterranean, OCAM com participação de Hamilton de Holanda), Heitor Villa-Lobos (Magnificat – Alleluia, com Céline Imbert e os coros da ECA/USP e o da Cidade de Santo André) e Hamilton de Holanda (Guerra e Paz e Sinfonia Monumental, compostas em homenagem a Portinari). Durante o concerto serão exibidos os painéis de Portinari, que completaria 110 anos em dezembro. O pintor é considerado um dos maiores nomes da arte brasileira, que costumava retratar questões sociais da época em que viveu.

A OCAM é comandada pelo maestro Gil Jardim, também seu diretor, desde 2001. Além de desenvolver a prática musical e a profissionalização dos alunos, ela tem como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Formada por 45 músicos, em seleção anual, o corpo sinfônico é composto não só de estudantes do Departamento de Música da USP, mas também de jovens da comunidade ligados à universidade por meio de seus cursos de extensão universitária.

O bandolinista Hamilton de Holanda é considerado o reinventor do instrumento, graças às modificações feitas nele e à velocidade dos solos e seus improvisos. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Icatu Hartford de Artes de 2001, além de três indicações ao Grammy Latino. Seu grupo, o Hamilton de Holanda Quinteto, também é reconhecido na música e foi consagrado pelos prêmios da Música Brasileira, TIM e Revista Jazz+.

Céline Imbert nasceu em São Paulo e é considerada pela crítica uma das maiores sopranos brasileiras de todos os tempos. Formou-se em psicologia e morou em Moçambique por três anos. Ao voltar para o Brasil, teve aulas de canto com Leilah Farah. Atuou em sua primeira ópera, Carmen de Bizet, em 1987 e desde então já protagonizou diversas outras, como Fosca, Madame Butterfly e O Castelo do Barba Azul.

OCAM – Orquestra de Câmara da USP
domingo 22 de setembro de 2013
às 17h30
duração: 180 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos] L

Acesso ao Auditório nos dias 21 e 22 de setembro

Nos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), uma série de eventos interferirá nos acessos ao Parque Ibirapuera.

No sábado, algumas das atrações da sétima Virada Esportiva 2013 e a abertura da 30ª edição da Bienal de São Paulo acontecerão no espaço.

No domingo, o trânsito da região sofrerá modificações para a realização da 21ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento. Além disso, em razão do Dia Mundial sem Carro não será permitida a entrada de veículos no parque.

Para o acesso ao Auditório, use bicicleta, táxi ou transporte público. Pedestres podem utilizar o portão 10 para chegar ao local.

Compartilhe