Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

OCAM 20 anos | INGRESSOS À VENDA

Orquestra apresenta segundo concerto celebrando 20 anos de atividades

Publicado em 11/06/2015

Atualizado às 21:10 de 02/08/2018

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Ocam) volta ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer para a segunda de quatro apresentações da temporada 2015 na casa. Sob regência e direção artística do maestro Gil Jardim, a Ocam convida para este concerto a soprano Rosemeire Moreira, o Coral Paulistano Mário de Andrade e o Coro Luther King.

A orquestra abre a apresentação com Anunciação, de George Olivier Toni. Depois recebe o Coral Paulistano Mário de Andrade para interpretar Bachianas Brasileiras no 9, de Heitor Villa-Lobos. Para encerrar o programa, com a obra Gloria, de Francis Poulenc, juntam-se aos músicos e aos cantores já no palco a soprano Rosemeire Moreira e o Coro Luther King.

As próximas apresentações da Ocam no Auditório Ibirapuera acontecem em setembro e outubro e contam com participações especiais diferentes a cada dia. Os espetáculos fazem parte das comemorações dos 20 anos de atividade da orquestra.

Programa

George Olivier Toni – Anunciação

Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras no 9

Francis Poulenc – Gloria

Rosemeire Moreira, soprano
Graduou-se em canto pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). É pós-graduada pela Academia Real de Música de Londres, com especialização em música de câmara. Nos últimos anos atuou como solista em “Cantatas Membra Jesu Nostri”, de D. Buxtehude, e “Magnificat” e “Missa em Si Menor”, de J. S. Bach. Em 1999 venceu o V Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira. Em 2007 lançou o CD Lundu de Marruá, com modinhas e lundus dos séculos XVIII e XIX, ao lado do grupo Lira d’Orfeo (selo Paulus). Em continuidade ao trabalho de divulgação da música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX, apresentou-se no Palácio da Embaixada Brasileira, em Buenos Aires, executando árias de ópera e música sacra. Fez temporada na Real Fábrica de Tapices, em Madri (2008), e na Salle Gaveau, em Paris (2009). A mais recente atuação foi em “Messiah”, de G. F. Haendel, em versão mozartiana com a Orquestra Experimental de Repertório.

Coral Paulistano Mário de Andrade
Criado em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. Tinha como proposta levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo, uma ideia de vanguarda, já que a elite paulistana desconhecia a importância do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época. Marco na história da música em São Paulo, o grupo foi fruto do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 2013 passou por fortalecimento e revalorização, alterando seu nome (Coral Paulistano) para Coral Paulistano Mário de Andrade. O maestro Martinho Lutero Galati assumiu a direção artística, criando a Temporada Pauliceia Desvairada.

Coro Luther King
Grupo principal da Rede Cultural Luther King, nasceu em 1970, fundado pelo maestro Martinho Lutero Galati, reunindo um grupo de pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, com o objetivo de expressar a música coral num sentido mais amplo e abrangente. Desenvolvendo um trabalho de pesquisa e difusão da literatura coral brasileira e mundial, é conhecido pela tradição de fazer dialogar a performance coral com outras linguagens artísticas, transitando entre o erudito e o popular. Em 2012 recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coro de São Paulo.

Gil Jardim
É diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Ocam) desde 2001 e professor livre-docente do Departamento de Música da ECA/USP, lecionando regência orquestral. Entre os grupos brasileiros e internacionais que dirigiu estão a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), a Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Orquestra Experimental de Repertório (OER), a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (Nova York), a Royal Phillarmonic Concert Orchestra (Londres), a Orquestra Regionalle del Lazio i Roma (Itália), a Indianapolis Chamber Orchestra (Estados Unidos) e a Orchestra Haydn de Bolzano y Trento (Itália). Desenvolve um trabalho marcado pela habilidade para extrair da fusão entre elementos da música étnica e erudita brasileira resultados de grande expressão artística.

Ocam
Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Ocam) tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Dirigida desde 2001 pelo maestro Gil Jardim, é caracterizada pela qualidade de suas performances musicais, pela abrangência arrojada de sua programação e pela maneira personalizada com que desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística, sendo referência entre as orquestras brasileiras.

OCAM 20 anos
domingo 28 de junho
às 11h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Compre seu ingresso aqui.

Compartilhe