Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

OCAM

O pianista argentino Diego Schissi e o acordeonista Toninho Ferragutti são os convidados do primeiro concerto do ano

Publicado em 21/03/2014

Atualizado às 21:00 de 02/08/2018

A OCAM – Orquestra de Câmara da USP, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera no dia 4 de abril para a primeira apresentação do ano com regência do maestro Gil Jardim, além da participação do pianista argentino Diego Schissi e do acordeonista Toninho Ferragutti. No repertório do concerto, obras de Ferragutti (como “Fantasia para Acordeom e Cordas” e “Suíte – na Sombra da Asa Branca”), de Schissi (como “Astor de Pibe”, “Natalia Oreiro” e “Tongo 6”) e de Astor Piazzola (“Libertango”) serão apresentadas.

A OCAM é comandada pelo maestro Gil Jardim – também seu diretor. Além de desenvolver a prática musical e a profissionalização dos alunos, ela tem como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Formado por 45 músicos, em seleção anual, o corpo sinfônico é composto não só de estudantes do Departamento de Música da USP, mas também de jovens da comunidade ligados à universidade através de seus cursos de extensão universitária.

Gil Jardim está à frente da OCAM desde 2001. Sua regência foi fundamental para o crescimento e o reconhecimento da orquestra, prestigiada atualmente no mercado cultural nacional por seus méritos artísticos e educacionais. Gil também já trabalhou em grandes orquestras brasileiras, como a Municipal de São Paulo e a de Câmara da Osesp, as sinfônicas do Paraná, do Recife, da Bahia e de Campinas, e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Diego Schissi é pianista, compositor e arranjador. Nascido em Buenos Aires, tem formação erudita e, com pouco mais de 40 anos, já é considerado um renovador do tango, incorporando ao gênero toques de jazz e de música clássica, notadamente influenciado por Igor Stravinsky (1882-1971) e Béla Bártok (1881-1945). Sua obra já foi comparada à de Astor Piazzola (1921-1992), grande gênio do tango. Tem ligação estreita com a música brasileira e cita o compositor e instrumentista fluminense Egberto Gismonti como uma de suas influências.

Toninho Ferragutti é considerado um dos mais inventivos músicos no acordeom. Natural de Socorro, no interior de São Paulo, estudou veterinária antes de se profissionalizar músico, mas desistiu do curso. Tirou o acordeom do lugar de “acompanhante” e deu-lhe o papel de solista. Apresentou-se em programas de televisão, participou de gravações de trilhas para filmes e novelas e de discos de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Dominguinhos, Marisa Monte, Elza Soares e Hermeto Paschoal. Possui quatro CDs solo, entre eles Sanfonemas (Pau Brasil, 2000), indicado ao Grammy Latino, e Nem Sol, Nem Lua (Biscoito Fino, 2006), indicado ao Prêmio TIM de Melhor CD Instrumental.

OCAM
sexta 4 de abril de 2014
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes da apresentação]
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe