Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocam - com Dori Caymmi

Concerto da Orquestra de Câmara da ECA/USP tem Dori Caymmi como solista convidado

Publicado em 29/04/2016

Atualizado às 12:11 de 12/08/2021

A Ocam, Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), faz sua primeira apresentação do ano no palco do Auditório Ibirapuera, sob regência do maestro Gil Jardim. O concerto conta a participação do cantor, violonista e compositor Dori Caymmi como solista convidado.

Na primeira parte do espetáculo, a orquestra mostra obras de Igor Stravinsky, como “Ragtime”, “Suíte No 1 para Pequena Orquestra” e “Suíte Pulcinella”. Depois, Dori Caymmi sobe ao palco para se juntar aos músicos da Ocam e apresentar composições próprias e de Dorival Caymmi e Tom Jobim.

Um dos destaques do concerto é a composição “Matita Perê” (Tom Jobim), que será apresentada com arranjo orquestral original, de 1973. As partituras da música, que estavam perdidas, foram recuperadas graças à pianista Patrícia Lopes, que desenvolve um trabalho com a Ocam e cursa doutorado na USP – o tema de sua pesquisa é a parceria de Jobim com o alemão Claus Ogerman, arranjador da obra.

Repertório

“Ragtime” (Igor Stravinsky)

“Suíte No 1 para Pequena Orquestra” (Igor Stravinsky)

“Suíte Pulcinella” (Igor Stravinsky)

“Suíte Caymmi” (Dorival Caymmi)
Arranjo: Dori Caymmi

“Dora” (Dorival Caymmi)
Arranjo: Gil Jardim

“Matita Perê” (Tom Jobim)
Arranjo: Claus Ogerman

“Quebra-Mar” (Dori Caymmi)
Arranjo: Dori Caymmi

“Rio Amazonas” (Dori Caymmi)
Arranjo: Dori Caymmi

“Armadilhas de um Romance” (Dori Caymmi)
Arranjo: Dori Caymmi

“Dança do Tucano” (Dori Caymmi)
Arranjo: Dori Caymmi

Ocam
Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a Ocam tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Dirigida desde 2001 pelo maestro Gil Jardim, caracteriza-se pela qualidade de suas performances musicais, pela abrangência arrojada de sua programação e pela maneira personalizada por meio da qual desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística, sendo referência entre as orquestras brasileiras.

Gil Jardim
É diretor artístico e regente titular da Ocam desde 2001, além de professor livre-docente do Departamento de Música da ECA/USP, lecionando regência orquestral. Entre os grupos brasileiros e internacionais que dirigiu estão a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Orquestra Experimental de Repertório (OER), a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (Nova York), a Royal Philharmonic Concert Orchestra (Londres), a Orchestra del Lazio (Itália), a Indianapolis Chamber Orchestra (Estados Unidos) e a Orchestra Haydn di Bolzano e Trento (Itália). Desenvolve um trabalho marcado pela habilidade em extrair da fusão de elementos da música étnica e erudita brasileira resultados de grande expressão artística.

Ocam
sexta 13 de maio
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe