Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

OCAM - Orquestra de Câmara da USP

Apresentação de maio traz a harpista Liuba Klevtsova e os pianistas Heloísa Fernandes e Ricardo Ballestero

Publicado em 13/05/2013

Atualizado às 21:00 de 02/08/2018

A OCAM – Orquestra de Câmara da USP, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, retorna ao palco do Auditório Ibirapuera no dia 26 de maio para apresentar a “Petite Symphonie Concertante, Op. 54”, de Frank Martin, e a “Sinfonia No. 3 em Mi bemol maior, Op. 55 Eroica, de Ludwig van Beethoven. A apresentação conta com a participação da harpista Liuba Klevtsova e dos pianistas Heloísa Fernandes e Ricardo Ballestero.

>> Compre aqui <<

A OCAM é comandada pelo maestro Gil Jardim – também seu diretor. Além de desenvolver a prática musical e a profissionalização dos alunos, ela tem como objetivo dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. Formada por 45 músicos, em seleção anual, o corpo sinfônico é composto não só de estudantes do Departamento de Música da USP, mas também de jovens da comunidade ligados à universidade através de seus cursos de extensão universitária.

Gil Jardim está à frente da OCAM desde 2001. Sua regência foi fundamental para o crescimento e reconhecimento da orquestra, prestigiada atualmente no mercado cultural nacional por seus méritos artísticos e educacionais. Gil também já trabalhou em grandes orquestras brasileiras, como a Municipal de São Paulo e a de Câmara da Osesp, as sinfônicas do Paraná, do Recife, da Bahia e de Campinas, e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Liuba Klevtsova, russa residente no Brasil, é harpista principal da Osesp desde 2000. Estudou em Moscou com Elena Pavlova e no Conservatório Tchaikovsky da mesma cidade, na classe de Vera Dulova, onde se graduou em 2000. Realizou turnê pela Letônia, pela Romênia e pela França sob a regência de Zubin Mehta e conquistou o primeiro Prêmio no II Concurso Moscovita de Jovens Harpistas. Atua regularmente nas orquestras sinfônicas de Yaroslav e Kazan (Rússia).

Heloísa Fernandes é pianista e compositora. Começou a estudar piano com sua mãe, pianista e musicista, aos 5 anos de idade. Posteriormente, foi aluna dos pianistas Paulo Gori e Gilberto Tinetti, com os quais cultivou seu gosto pela música clássica. Formou-se em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em regência pelo Centro de Estudos Tom Jobim e em composição pela USP.Em 2001 foi finalista do Prêmio Visa de Música Brasileira.

Ricardo Ballestero é pianista e tem se apresentado em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, da New York City Opera e da Houston Grand Opera e com membros das sinfônicas de Baltimore, de Frankfurt, da Osesp e da OSB. Lecionou na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais e palestras nos Estados Unidos, na Itália e na Alemanha. Atualmente é professor doutor do Departamento de Música da USP,onde leciona repertório vocal e colaboração pianística.

Repertório:
“Petite Symphonie Concertante, Op. 54” (Frank Martin)
Harpa: Liuba Klevtsova
Cravo: Heloísa Fernandes
Piano: Ricardo Ballestero

“Sinfonia No. 3 em Mi bemol maior, Op. 55 Eroica” (Ludwig Von Beethoven)

 

OCAM - Orquestra de Câmara da USP
domingo 26 de maio de 2013
às 11h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L

Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Ingresso.com (pelo site)
: 11 4003 2330 (pelo telefone)

Pessoalmente na bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
Não abre às segundas-feiras
terça a quinta, das 11h às 18h
sexta e sábado, das 11h às 22h
domingo, das 11h às 20h

Compartilhe