Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Jards Macalé

Um personagem fundamental da música brasileira há 50 anos ganha exposição, shows, oficinas e contação de histórias

Publicado em 16/05/2014

Atualizado às 20:54 de 02/08/2018

Provocador, inquieto, original, o músico Jards Macalé é homenageado pelo programa Ocupação de 31 de maio a 6 de julho, com espaço expositivo pensado pelo quadrinista Lourenço Mutarelli no Itaú Cultural e show de abertura no Auditório Ibirapuera, ambos em São Paulo. O evento também traz atrações paralelas, com contação de histórias, oficinas de pipa e HQ e espetáculo de mágica.

A exposição convida o visitante a conhecer a Macalândia, um percurso de vários ambientes que apresentam influências, amores e irreverências de Jards. Amor e sexo, política e fantasia – e, é claro, música: todas essas facetas e as misturas entre elas estão aí para que o público explore.

A abertura, no dia 31 de maio, tem dois momentos: às 11h, no Itaú Cultural, um coquetel; às 20h, apresentação no Auditório, com participação de Miriam Maria. A cantora faz parte do grupo Orquídeas do Brasil, que acompanhava Itamar Assumpção, e lançou dois álbuns: Rosa Fervida em Mel (2000), solo, e Sem Pensar Nem Pensar (2009), em parceria com Sergio Molina.

Jards é um personagem fundamental da música brasileira há quase cinco décadas. Com 71 anos, acumula uma obra própria influente e uma participação significativa no trabalho de vários músicos – entre outras atividades, foi produtor dos álbuns Transa (1972), de Caetano Veloso, Legal (1970) e Meu Nome É Gal (1979), de Gal Costa, além de manter um engajamento apaixonado nas políticas culturais.

Lúdico

A programação paralela brinca com o universo de Jards, com o que há de lúdico no seu imaginário. O espetáculo de mágica reúne o ilusionista Elacam Tená – ou seja, Jards Macalé – e seu assistente, Ibrelam Odacir (o mágico Ricardo Malerbi; conheça seu site), e ocorre em 1º de junho, às 16h.

Depois, outras duas paixões de Jards Macalé. Em 31 de maio e 1º de junho, a contação de histórias Splash! Smac! Bang! e a oficina HQ: Manual de Instrução, ambos tocados pela Cia. Arte Negus. Ainda no dia 1º, acontece a Vivência de Pipas, com o grupo Pé de Brincadeira. As três atividades às 14h.  Por fim, a oficina Inventa Personagem!, nos dias 7, 8, 21 e 22 de junho. Leia mais sobre essas atividades aqui.

Hotsite

Com a abertura da exposição, é lançado um espaço dedicado a Jards Macalé no site do programa Ocupação. Nele, você poderá ouvir músicas do artista, de quem o influenciou e de quem foi influenciado por ele, além de assistir a entrevistas – o próprio Macalé, Lourenço Mutarelli, os músicos Luiz Melodia e Kiko Dinucci e os jornalistas Patrícia Palumbo e Geneton Moraes Neto.

Outros conteúdos exclusivos e parte do material da mostra também estarão nesse site. Hoje, você pode acessar o que foi produzido para homenageados anteriores do programa Ocupação, entre eles Chico Science, Angeli e Paulo Leminski.

Ocupação Jards Macalé
de 31 de maio a 6 de julho

Exposição

terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30)
sábado, domingo e feriado
das 11h às 20h
Piso térreo

Entrada franca

Compartilhe