Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Mário de Andrade no CCSP

Áudio, texto e imagem retratam o trabalho do escritor modernista Mário de Andrade no campo da gestão cultural

Publicado em 10/01/2014

Atualizado às 15:44 de 26/12/2018

Em 25 de janeiro, ocorre a abertura da exposição permanente Ocupação Mário de Andrade, no Centro Cultural São Paulo. Com foco na atuação do escritor, poeta e pesquisador modernista enquanto gestor cultural, a mostra expõe sua relevância para a democratização do acesso aos bens simbólicos, para a educação infantil e para a preservação do folclore e do patrimônio histórico.

São documentos, fotografias, músicas típicas e outros materiais que retratam o trabalho de Mário de Andrade nas administrações de cultura municipal e nacional.

Em 1935, Mário foi nomeado chefe da Divisão de Expansão Cultural e diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, órgão que se transformou na Secretaria Municipal de Cultura. No cargo, fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore, para a qual trabalhou Dina Lévi-Strauss, e enviou ao Nordeste a Missão de Pesquisas Folclóricas, que registrou a cultura popular. Criou o ônibus-biblioteca e a Discoteca Municipal, entre outras ações.

Após deixar o departamento, produziu um anteprojeto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Sphan, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan), para o governo federal, e trabalhou na recuperação de alguns imóveis. Depois, foi chefe da seção do Dicionário e Enciclopédia Brasileira do Ministério da Educação.

A Ocupação Mário de Andrade foi exposta anteriormente no Itaú Cultural, de junho a julho de 2013. No hotsite da exposição, acesse as entrevistas com Carlos Augusto de Andrade, sobrinho de Mário; Ruth Guimarães, escritora e folclorista que foi sua aluna; Sergio Miceli, sociólogo; e Silvana Rubino, curadora desta Ocupação, entre outros.

Lançamento de Mário de Andrade e os Parques Infantis

Também no Centro Cultural São Paulo, será lançado em 12 de fevereiro, às 20 horas, o livro Mário de Andrade e os Parques Infantis, publicação que trata de um projeto de Mário quando chefe do Departamento de Cultura: os parques infantis, espaços educativos para filhos do operariado paulista. No lançamento da obra haverá ainda um debate, do qual participam os pesquisadores Silvana Rubino, Luísa Valentini, João Sodré ‒ da equipe criadora da mostra ‒ e Walter Lowande, doutor pela Unicamp.

Abertura Ocupação Mário de Andrade
sábado 25 de janeiro
às 15h

Até 13 de março
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Praça das Bibliotecas e Piso Flávio de Carvalho
Entrada livre

Visite o hotsite

Compartilhe