Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação Zuzu no Rio de Janeiro

Considerada a gênese de uma moda autenticamente nacional, Zuzu Angel subverteu, transgrediu e aos poucos impôs o seu estilo

Publicado em 31/07/2014

Atualizado às 20:57 de 02/08/2018

A Ocupação Zuzu esteve aberta ao público na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, durante pouco mais de um mês e atraiu cerca de 43.300 visitantes. Buscando o mesmo sucesso com os cariocas, a exposição chega ao Rio de Janeiro, no Paço Imperial, no dia 14 de agosto e pode ser visitada até o dia 2 de novembro.

Considerada a gênese de uma moda autenticamente nacional, Zuzu Angel subverteu, transgrediu e aos poucos impôs o seu estilo. A exposição conta com curadoria de Hildegard Angel – filha mais nova da estilista –, do Itaú Cultural e de Valdy Lopes Jn, que também assina a cenografia da exposição.

Com espaços dedicados a documentos, cartas, vestidos e referências que constroem o universo da fashion designer, a mostra propõe uma exposição em movimento, com performances dirigidas pela estilista Karlla Girotto. Réplicas dos vestidos criados por Zuzu desfilam em atrizes, que também dão voz às cartas que ela enviava a amigos e autoridades na busca por Stuart.

Zuleika de Souza Netto nasceu em Curvelo, em 1921. Foi criada em Belo Horizonte, onde conheceu o norte-americano Norman Angel Jones, com quem se casou. Depois de viver um tempo na Bahia, local de nascimento de Stuart, a família se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde nasceram Ana Cristina e Hildegard. Na cidade Zuzu abriu um ateliê em sua própria casa – quando transformou seu quarto em oficina de costura. Nasceu a Zuzu Saias. Mesclando referências locais e cosmopolitas, seu espírito de vanguarda se fortaleceu com a criação de estampas próprias que valorizam a identidade brasileira. Pássaros, borboletas, flores e frutos. A brasilidade também aparece nos materiais: rendas, bordados, pedrarias, contas de madeira, bambus e conchas.

No auge do sucesso de Zuzu e de sua projeção internacional, seu filho foi preso. Em 1971, a estilista realizou, em Nova York, um desfile de protesto e a partir de então o luto passou a ser seu hábito. Roupa preta, véu, crucifixos, o cinto, o anjo. “Esse desfile foi uma ação entre muitas outras. Ela não fez esse desfile e parou. Até a sua morte ela nunca parou. Atuou o tempo todo. Militou o tempo todo”, conta Hildegard Angel, que criou e dirige o Instituto Zuzu Angel, o IZA. Por onde fosse, sempre em busca de informações sobre Stuart, também distribuía o santinho que mandou imprimir com a foto do filho e inquiria políticos, militares, artistas, jornalistas, quem pudesse ajudá-la.

Performance no espaço expositivo

A partir do dia 16 de agosto, os visitantes da Ocupação Zuzu poderão conferir performances no espaço expositivo. Atrizes vestindo réplicas de criações de Zuzu Angel leem trechos de textos e cartas escritas pela estilista e enviadas a amigos, outras mães de desaparecidos, autoridades, como Henry Kissinger, militares brasileiros, como o então presidente Ernesto Geisel, e artistas, como Chico Buarque. A direção artística é de Karlla Girotto.

Veja abaixo as datas em que ocorrerão as performances:
sábado 16 e domingo 17 de agosto de 2014
sábado 13 e domingo 14 de setembro de 2014
sábado 18 e domingo 19 de outubro de 2014
sábado 1 e domingo 2 de novembro de 2014

Karlla Girotto é fashion artist e estilista de formação, consultora de moda e mestranda do Núcleo de Estudos da Subjetividade, na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Assina editorias para revistas de moda do país e estuda as relações entre moda, design, comportamento, artes plásticas e performance.

Ocupação Zuzu
quinta 14 de agosto a domingo 2 de novembro de 2014
terça a domingo das 12h às 18h
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro / RJ

Veja o hotsite Ocupação
Entrada franca
[livre para todos os públicos]

Performance no Espaço Expositivo
sempre das 12h às 18h

sábado 16 e domingo 17 de agosto de 2014
sábado 13 e domingo 14 de setembro de 2014
sábado 18 e domingo 19 de outubro de 2014
sábado 1 e domingo 2 de novembro de 2014

 

Compartilhe