Ocupação

O Itaú Cultural apresenta a quarta edição do Ocupação, dedicada ao artista visual Abraham Palatnik. Criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, o projeto integra o trabalho perene do instituto, formado por ações de incentivo à produção contemporânea e de preservação da memória artística, entre outras iniciativas.

A exposição, com curadoria de Aracy Amaral, é uma oportunidade para vários perfis de público tomar contato com a obra de Palatnik – por meio de trabalhos e pesquisas do artista na área de arte tecnológica. É também um espaço no qual o instituto pode direcionar sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão do papel de artistas como o criador potiguar radicado no Rio de Janeiro.

Em edições anteriores, Ocupação dedicou-se à apresentação da produção de artistas referenciais das artes visuais (Nelson Leirner), do teatro (Zé Celso) e da literatura (Paulo Leminski). Dando continuidade ao projeto, em fevereiro de 2010, a música e o legado do recifense Chico Science, criador do movimento mangue beat, ganham exposição, com objetos que marcaram sua trajetória. O cinema e novamente as artes visuais e a arte tecnológica também serão enfocados nesse ano, em mostras individuais de artistas referenciais nessas linguagens.

Itaú Cultural


Ficha técnica

Projeto expográfico Henrique Idoeta