o gráfico amador

Os Amores de Dom Perlimplin com Belisa em seu Jardim

Aloisio encena, no quintal da sua casa, a peça de Garcia Lorca, "Os Amores de Dom Perlimplin com Belisa em seu Jardim", em 1947. | imagem: fotógrafo desconhecido / acervo Aloisio Magalhães

Compartilhe

O EXPERIMENTALISMO GRÁFICO, O GRÁFICO AMADOR

Quando Aloisio Magalhães voltou da Europa para o Recife, em 1954, fundou ao lado de amigos O Gráfico Amador.

Espécie de ateliê gráfico e editora experimental, cabia à oficina “editar sob cuidadosa forma gráfica, textos literários cuja extensão não ultrapasse as limitações de uma oficina de amadores”, como diz o manifesto de seu primeiro boletim, citado pelo pesquisador e designer Guilherme Cunha Lima no texto “O Gráfico Amador, Anos de Formação no Recife” (no livro em A Herança do Olhar: o Design de Aloisio Magalhães, Ed. Senac/RJ, organização de João de Souza Leite).

O Gráfico Amador era formado por, além de Aloisio Magalhães, José Laurênio de Melo, Gastão de Holanda e Orlando da Costa Ferreira. Tinham se conhecido na Faculdade de Direito do Recife onde, no Teatro do Estudante de Pernambuco, José Laurênio era tradutor e Aloisio Magalhães responsável pelos cenários e pelos figurinos das peças.

Na oficina, Aloisio Magalhães experimentava pela primeira vez sua habilidade de desenhista no    objeto impresso, produzido repetidamente.“Na obra realizada nesse período, sua ênfase está no pictórico, ainda não o projeto em si, embora tenha se dedicado a conceber integralmente alguns poucos livros ali realizados”, escreveu João de Souza Leite, designer e curador da Ocupação Aloisio Magalhães.

Entre as obras, está Aniki Bobo, em que, a partir de desenhos de Aloisio Magalhães, o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) construiu seu texto. Por isso se diz que o livro foi “ilustrado com texto de João Cabral…”.    

Outro livro é Ode, ilustrado por Aloisio Magalhães, com textos do amigo Ariano Suassuna. Essas publicações – como todas produzidas nas oficinas de O Gráfico Amador, que se extinguiu em 1961 – hoje constituem símbolos da memória gráfica do Brasil.

 

Compartilhe

Oficina

Aloisio em seu ateliê. | imagem: fotógrafo desconhecido / acervo Aloisio Magalhães

Compartilhe

Seção de vídeo

Paradoxo do design brasileiro

Compartilhe

Aniki Bobo

Capa do livro "Aniki Bobo". Nele Aloisio desenhou antes do texto, por isso se diz que a publicação foi ilustrada com poemas de João Cabral de Melo Neto. | imagem: reprodução do original

Compartilhe

Páginas do livro "Aniki Bobo". | imagem: reprodução do original

Compartilhe

Compartilhe

Ode

Capa ilustrada por Aloisio Magalhães para o livro "Ode", de Ariano Suassuna. | imagem: reprodução do original

Compartilhe

Memórias do Boi Serapião

O livro "Memórias do Boi Serapião", de Carlos Pena Filho possui design de Gastão de Holanda, José Laurênio de Melo e Orlando Ferreira. As ilustrações e a sobrecapa são de Aloisio Magalhães. | imagem: reprodução do original

Compartilhe

Páginas do livro "Memórias do Boi Serapião" | imagem: reprodução do original