As Aulas

Como são as aulas de Angel Vianna? Como elas se organizam e o que propõe?

Seção de vídeo

As aulas

O vídeo reúne depoimentos da professora e pesquisadora Joana Ribeiro; da professora Dulce Aquino; do professor Jorge Albuquerque; da bailarina e curadora da Ocupação Angel Vianna, AnaVitória; da coordenadora da Escola de Dança do Museu Paço do Frevo Daniela Santos; da bailarina e professora Maria Alice Poppe; e da professora de dança Juliana Costa Ribeiro. As falas abordam a dinâmica das aulas de Angel Vianna.

Compartilhe

Registros de aulas de Angel e Klauss na década de 1950 na casa da avó de Klauss, Erna Mutter, em Belo Horizonte | fotos: autor desconhecido/acervo família Vianna

Compartilhe

Aula do papel: um movimento performático

A folha em branco escolhida por Angel Vianna para sintetizar o uso do objeto em seus trabalhos é uma metáfora sublime da relação do corpo humano com o conhecimento e sua inscrição no mundo

por AnaVitória

O acontecimento aula do papel, promovido, dirigido e atuado pela bailarina e mestra da dança contemporânea Angel Vianna, é mais uma mostra de como o advento da arte contemporânea se revela inesgotável e surpreendente. Essa grande artista, que vem mobilizando o universo da dança brasileira desde a década de 1940 – investindo, sobretudo, na formação e na construção de uma consciência crítica e reflexiva sobre essa área –, permanece nos dando prova de como os modos de expressividade artística são constituintes de uma investigação prática e contínua.

Ao fundir em seu trabalho pedagógico o acontecimento artístico com o gesto firme e talhado pelos anos de experiência, Angel nos apresenta um modo próprio de reclamar e declamar a vida. Em um profundo e autêntico entrelaçamento entre arte e vida – como o trabalho inaugural de Lygia Clark e Anna Halprin –, cruzou os limites preestabelecidos de sua linguagem e ousou se relacionar com outros campos do saber ao assumir seus modos singulares de criação e expô-los ao mundo. Contraria, assim, seus formatos e suportes convencionais e nos mostra que um dos papéis da arte contemporânea é justamente desestabilizar nossas crenças e certezas do que foi se engessando e enrijecendo em torno do que entendemos como arte.

O papel, o toque, a dobra e o ritual da vida

Muitos foram os objetos que, em sete décadas de pesquisa, Angel levou seus alunos a manipular: bolas de tênis, meias-calças, bambus, bancos de madeira e plástico, escovas, tecidos, ossos, balões de ar e inúmeros outros que eram trazidos para suas aulas. Suportes que saíam do seu uso cotidiano e passavam a ser interface de contato do corpo com o espaço e o tempo, servindo de ponto de apoio e aproximação com o corpo do outro. Pois todo trabalho de Angel parte do sujeito que, individualizado, se desloca em direção ao coletivo.

O papel em branco que Angel nos coloca à frente a fim de manipularmos em seus jogos corporais ora se apresenta como espelho refletindo nossos traços e marcas, ora como folha retirada do nosso próprio livro da vida, em que inscrições de afetos se instauram, ora como nossa própria pele solta no espaço, ora como a pele do outro que toco e me toca. Em suas três horas de atuação, Angel vai delicadamente nos conduzindo por caminhos exploratórios que nos fazem recuperar e colocar em ação nossos sentidos, convocando-os a trabalhar juntos na busca de um estado de atenção e consciência de corpo.

A atenção se volta para dentro, para o gesto mínimo e preciso, para uma composição geométrica de linhas e formas que se entrecruzam num plissado assimétrico, impregnado de gestualidades e intenções entre sujeito e objeto. A partir dessas dobraduras, como um espelho-tátil* em total sinestesia, corpo e objeto passam a ser mediados pela pele, “liberadora de tensões”, como repete Angel a todo instante e insiste: “O contato nos ajuda a encontrar conscientemente a forma do corpo dentro da pele”.

O trabalho de Angel Vianna é aberto, precisa a todo tempo entrar em crise para recriar-se e expandir-se. Assim “destrói” as dobraduras e suas linhas retas e, pelo “gesto firme, sem utilizar a força externa, mas sim a força vital”, converte o objeto, marcado por suas dobras, em uma pequena bola de papel, que vai ocupar os espaços vazios do corpo para recolocá-lo em seu eixo vertical. Maléolos, joelhos, assoalho pélvico, axilas e topo da cabeça são responsáveis por conduzir o corpo à sua verticalidade. Usando a bola de papel nos espaços “entre”, o corpo vai sutilmente negociando com o objeto e incorporando-o, a ponto de não mais precisar senti-lo e, ao retirá-lo, resta apenas o ar que assume o lugar da sustentação do corpo no espaço.

Angel lança um novo desafio, um salto em direção à relação construída com o objeto a partir do toque e da memória que se inscreveu durante a experiência. Propõe então que cada um desdobre todo o papel até sua forma primária para, a partir dessa nova perspectiva, reconhecer em seu próprio corpo marcas, cicatrizes, fissuras, arranhaduras, estrias, cortes, traços, sulcos e rugas. Agora, a qualidade do toque, ao desdobrar o papel, afinado pela experiência multissensorial orientada por Angel, compõe outra musicalidade como fundo para nosso encantamento com o objeto. Uma imagem caleidoscópica de nós mesmos.

O ato performativo atuado por Angel Vianna começa com uma espiral, numa menção clara de que se trata de uma experiência coletiva, ritualística, que, composta de ações para descobertas das singularidades, se relaciona com o outro e com a diversidade dos modos de experienciar e fazer arte. O dentro e o fora, o singular e o plural, o vazio, o entre e o cheio, o centro e a extremidade, o profundo e a superfície estão em jogo neste percurso que culmina em um chão de estrelas de todos os papéis picados pelos pés e misturados. Singularidades dissolvidas no comum e constituindo um todo coletivo.

*MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual. Galáxia, São Paulo, n. 31, 2016.

AnaVitória é coreógrafa e bailarina. Doutora em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), integra o conselho diretor e coordena o programa de pós-graduação em preparação corporal para as artes cênicas da Faculdade Angel Vianna (FAV).

Compartilhe

Seção de vídeo

A Aula do Papel

Angel Vianna fala sobre o porquê do uso da folha de papel em suas aulas.