Escolas e Centros de Pesquisa

Ao lado de Klauss Vianna, Angel dava aulas desde a década de 1950, em sua Belo Horizonte natal. O casal também rumou para Salvador, integrando o corpo docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e, em seguida, fixou-se no Rio de Janeiro, onde Angel desenvolveu várias iniciativas – de cursos livres a programas de graduação e pós-graduação. Fundada nos anos 1980, no Rio de Janeiro, a Escola Angel Vianna se tornou uma referência na área, deu origem a uma faculdade e segue formando bailarinos, coreógrafos e outros professores.

Registros de aulas de Angel e Klauss na década de 1950 na casa da avó de Klauss, Erna Mutter, em Belo Horizonte | fotos: autor desconhecido/acervo família Vianna

Compartilhe

Seção de vídeo

Método

Helena Katz, crítica de dança, cita algumas diferenças entre o trabalho de Angel e o de Klauss Vianna. A professora de dança Juliana Costa Ribeiro comenta a dificuldade de classificar o trabalho do casal como um método. Neide Neves, bailarina e professora de dança, reflete sobre a técnica Klauss Vianna a partir de outros entendimentos de pesquisa e experimentações.

Compartilhe

Fachada do Centro de Estudos do Movimento e Artes – Espaço Novo, fundado por Angel em 1983, no Rio de Janeiro. Ocupando um imóvel construído em 1884, a instituição foi posteriormente rebatizada de Escola Angel Vianna | foto: autor desconhecido/acervo família Vianna

Trabalhou por cerca de nove anos na Academia de Balé Tatiana Leskova como professora, pesquisadora e coreógrafa, além de iniciar seus estudos em expressão corporal.

Ainda na capital fluminense, criou o Centro de Pesquisa Corporal – Arte e Educação (1975), o grupo Teatro do Movimento (1976), considerado um dos pioneiros na dança contemporânea brasileira, e o Centro de Estudos do Movimento e Artes – Espaço Novo (1983).

Compartilhe

O Corpo Revelado por Angel Vianna

Com abordagem sensível e generosa, as aulas da artista e educadora ampliam o conhecimento de cada um sobre si e sobre o mundo

por Márcia Feijó

 

Angel Vianna sempre dedicou um olhar atento ao mundo, às coisas e, principalmente, às pessoas. As expressões, os movimentos, as infinitas possibilidades do corpo humano são os motivos pelos quais – prestes a completar 90 anos de vida plena, ativa – ela ainda dança, coreografa, escreve, integra projetos em cinema, teatro, rádio e televisão, participa de conferências, ministra aulas e está à frente de sua escola e sua faculdade de dança no Rio de Janeiro, como mentora, diretora e mantenedora.

Angel realizou suas pesquisas ao lado de seu parceiro de vida, Klauss Vianna, desde antes da abertura de sua primeira escola de dança, no final dos anos 1950, em Belo Horizonte. De lá seguiram para Salvador, como professores convidados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e para o Rio de Janeiro. Ainda que Klauss tenha se transferido para São Paulo no início da década de 1980, Angel permaneceu na capital fluminense, onde vive e trabalha até hoje.

O trio dos Vianna, composto de Angel, Klauss e o filho do casal, Rainer – também um notável artista e pesquisador –, realizou um trabalho pioneiro com base na consciência corporal, seja no teatro, oferecendo preparação corporal a atores em montagens históricas, seja na gênese da dança contemporânea brasileira e no campo da educação.

Dos ossos à pele

Desde o início de sua trajetória, Angel demonstra vocação para educadora. Sua sensibilidade e seu grande apreço pelo ser humano a impulsionam a abrir, sucessivamente, escolas nas quais pode desenvolver e aplicar sua percepção de que o corpo, mais do que um veículo para viver, é algo para ser sentido plenamente.

Seguindo uma metodologia que leva em consideração as particularidades de cada indivíduo, Angel busca revelar, para cada um, as inúmeras possibilidades de seu próprio corpo, contribuindo para a aquisição de um estado sensível e alerta – em relação a si mesmo e ao mundo.

Assim, as aulas de Angel são voltadas para qualquer pessoa que deseje investir em autoconhecimento e na integração entre corpo e mente – um estudo de si mesmo que ainda traz resultados como a regulação do tônus muscular, a organização postural e a facilitação das possibilidades de movimento.

Com alongamentos, espreguiçamentos e bocejos que liberam as tensões acumuladas no cotidiano, iniciam-se encontros nos quais o corpo – passivo, mas não abandonado – realiza uma conferência minuciosa de cada um dos seus segmentos: estrutura óssea, articulações, musculatura etc. Alguns objetos, como bolinhas de tênis, saquinhos de areia e caules de bambu, são usados para facilitar esse processo. Passo a passo, vai se organizando um esquema corporal mais integrado, que propicia um melhor funcionamento estrutural – inclusive do próprio ato involuntário da respiração, uma vez que o centro diafragmático se livra de tensões desnecessárias.

A pele é outro elemento fundamental no método de Angel. É por meio dela que ocorrem as trocas de informações entre o mundo interno e o externo das pessoas – e as aulas contam com vários procedimentos, como toques suaves e precisos, massagens e escovações para sensibilizá-la, relaxá-la ou revigorá-la.

Para experimentar as percepções trabalhadas, a liberdade de uma dança própria vem a ser o princípio e o auge da pesquisa do movimento e da expressividade. Por meio da dança, todo o conhecimento adquirido se revela em gestos e movimentos. Trabalhos individuais, em duplas ou em grupos são inúmeros, com múltiplas possibilidades de expressão na dança e nos jogos corporais propostos por Angel.

É com essa abordagem sensível, eficiente, profunda e libertadora que Angel Vianna vem, ao longo de décadas, revelando o melhor corpo possível para todos – crianças, jovens, adultos, artistas, pessoas com deficiência, profissionais de todas as áreas, irrestritamente.

 

Márcia Feijó é vice-diretora da Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança e professora dos cursos de graduação e pós-graduação na mesma instituição. Trabalha também como professora de dança, corpo e movimento na educação básica e no ensino médio.

Compartilhe

Seção de vídeo

A criação da Faculdade Angel Vianna (FAV)

Neste vídeo a bailarina e preparadora corporal Rossella Terranova, a professora Dulce Aquino, a professora e pesquisadora Joana Ribeiro, a psicanalista e professora Hélia Borges e AnaVitória, curadora da Ocupação Angel Vianna, falam sobre a importância da Faculdade Angel Vianna.

Compartilhe

Seção de vídeo

Corpo Filósofo

Neste vídeo falam a professora e pesquisadora Joana Ribeiro, o professor Jorge Albuquerque, a psicanalista Hélia Borges, a crítica de dança Helena Katz e a curadora da Ocupação Angel Vianna, AnaVitória. Todos eles fazem uma reflexão sobre a expressão “corpo filósofo”, muito usada por Angel e tema do 10º Seminário Angel Vianna realizado em 2017 no Museu de Arte do Rio (MAR).