Ocupação

A literatura nos ajuda a dar uma forma ao caos. De verso em verso, de frase em frase, ela nos oferece chances de organizar as maneiras como enxergamos o mundo e entendemos a vida. Era por essas e outras razões que o crítico literário e professor Antonio Candido (1918-2017) acreditava que o acesso aos livros deveria ser garantido a todos. “Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos”, disse ele no ensaio “O Direito à Literatura” (1988), “e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável”.

Para tentar garantir um amplo acesso aos seus próprios textos – que renovaram o campo da crítica literária no Brasil –, Candido lançava mão de uma linguagem clara, livre de jargões e alcançada por meio de um rigoroso trabalho de escrita, bastante semelhante ao de um poeta ou ficcionista. Os materiais reunidos nesta 40ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural permitem ao público entrar em contato com esse processo e com outros aspectos da personalidade e da produção do crítico e educador, também reconhecido pela sua militância política. Cadernos com notas redigidas em diferentes fases da vida, esboços de artigos, planos de aulas, cartas e fotos são alguns dos itens que, doados pela família do intelectual ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), compõem a exposição. A curadoria da mostra é assinada pelo Itaú Cultural e pela designer e editora Laura Escorel, neta de Candido.

Realizada no ano que marca o centenário de nascimento do homenageado, a Ocupação Antonio Candido ainda conta com um site – itaucultural.org.br/ocupacao –, que traz entrevistas em vídeo e outros conteúdos ligados a esta e às outras edições do programa.


Tags

Ficha técnica

Concepção e realização Itaú Cultural
Curadoria Itaú Cultural e Laura Escorel
Projeto expográfico Erica Pedrosa, Henrique Idoeta Soares e Heloísa Vivanco (terceirizada)

Itaú Cultural

Presidente Milú Villela
Diretor-superintendente Eduardo Saron
Superintendente administrativo Sérgio M. Miyazaki

Núcleo de Audiovisual e Literatura

Gerência Claudiney Ferreira
Coordenação Kety Fernandes Nassar
Produção-executiva e audiovisual Ana Paula Fiorotto, Letícia Santos e Ricardo Tayra
Captação de imagens, roteiro e edição Karina Fogaça
Captação de imagens Sacisamba (terceirizada)
Captação de som Tomás Franco (terceirizado)
Pesquisa audiovisual Solange Santos (terceirizada)

Núcleo de Enciclopédia

Gerência Tânia Rodrigues
Coordenação Glaucy Tudda
Produção-executiva Icaro Mello
Estagiários Lucas Rosalin e Moisés Baião

Núcleo de Educação e Relacionamento

Gerência Valéria Toloi
Coordenação de atendimento e formação Samara Ferreira
Equipe Amanda Freitas, Caroline Faro, Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá (estagiária), Gabriela Lima (estagiária), Lívia Moraes (estagiária), Lucas Cardoso dos Santos (estagiário), Luísa Saavedra, Maria Luisa Ramirez, Mariane Souza (estagiária), Monique Rocha (estagiária), Raphael Giannini, Renan Jordan (estagiário), Roberta Suzi Correia (estagiária), Sidnei Junior, Tayna Maria Santiago da Silva (estagiária), Thiago Borazanian, Victor Soriano, Vinícius Magnum e Vitor Luz

Núcleo de Comunicação e Relacionamento

Gerência Ana de Fátima Sousa
Coordenação de conteúdo Carlos Costa
Produção e edição de conteúdo Duanne Ribeiro e Thiago Rosenberg
Redes sociais Renato Corch
Supervisão de revisão Polyana Lima
Revisão de texto Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas)
Produção editorial Luciana Araripe
Identidade visual Helga Vaz (terceirizada)
Comunicação visual Estúdio Claraboia (terceirizado)
Captação de imagens André Seiti
Edição de imagens André Seiti e Marcos Ribeiro (terceirizado)

núcleo de produção de eventos

Gerência Henrique Idoeta Soares
Coordenação Vinícius Ramos
Produção Agenor Neto, Carmen Fajardo, Érica Pedrosa, Juliana Mendes (terceirizada), Wanderley Bispo e Isabella Bevilacqua (terceirizada)

agradecimentos

Ana Luisa Escorel, Antonio Prata, Bel Pedrosa, Bob Wolfenson, Caros Amigos, Celso Lafer, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), Cinemateca Brasileira, Comunidade Educativa Cedac, Cristiano Mascaro, Cristina Fonseca, Diário de S.Paulo, Editora Ouro sobre Azul, Editora Paz e Terra, Editora Record, Eduardo Sona, Elisabete Ribas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), Folha da Manhã, Folha de S.Paulo, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Guilherme Maranhão, Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, Instituto Moreira Salles, Isa Grinspum Ferraz, Jornal do Brasil, José Miguel Wisnik, Laura de Mello e Souza, Laura Escorel, Luiz Ruffato, Marcello Rollemberg, Marcia Coutinho Ramos Jimenez, Maria Azevedo Sena Silva, Marina de Mello e Souza, Milton Hatoum, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP), Moacir Teixeira, O Estado de S. Paulo, Superfilmes, Suzana de Moraes Barros, Univesp, Versátil Videos e Walnice Nogueira Galvão