Formação

Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, mas antes de completar um ano de idade se mudou com a família para Minas Gerais. Sua verdadeira “pátria”, dizia ele, era a cidade mineira de Poços de Caldas – para onde foi em 1930, após viver em Santa Rita de Cássia (MG) e Paris, na França. Em entrevista concedida durante a edição de 2002 da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), o crítico comentou que esta é a melhor maneira de defini-lo: “um intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro”.

Em 1935, mudou-se para São Paulo – inicialmente para São João da Boa Vista, onde concluiu o ensino secundário, e depois para a capital do Estado, onde de fato construiu sua carreira. Lá, realizou o curso complementar no Colégio Universitário da Universidade de São Paulo (USP), entre 1937 e 1938, e, no ano seguinte, ingressou em dois cursos de graduação na USP: o de direito e o de ciências sociais e filosofia.

Seção de vídeo

Meio rural, meio urbano

As historiadoras e professoras Marina de Mello e Souza e Laura de Mello e Souza, filhas de Antonio Candido, falam sobre a infância de seu pai, bastante marcada pelo trânsito entre os universos rural e cosmopolita.

Compartilhe

arquivo do IEB/USP – Fundo Antonio Candido de Mello e Souza

Pai de Antonio Candido, Aristides de Mello e Souza era um médico apaixonado por livros – sua vasta biblioteca, posteriormente doada para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), serviu para a formação dos filhos. Depois do jantar, costumava falar sobre literatura com a família, prática à qual Candido deu continuidade com suas filhas.

Compartilhe

arquivo do IEB/USP – Fundo Antonio Candido de Mello e Souza

Durante parte da infância, Antonio Candido foi educado por sua mãe, Clarisse Tolentino de Mello e Souza. Aprendeu com ela a transcrever os trechos de que mais gostava dos livros que lia – daí surge sua metodologia de estudo, que pode ser notada nos cadernos que preencheu e guardou ao longo da vida.

Compartilhe

arquivo do IEB/USP – Fundo Antonio Candido de Mello e Souza

Antonio Candido, à direita, com os pais – Aristides e Clarisse – e os irmãos, Miguel (à esquerda) e Roberto.

Compartilhe

De Fausto a Serafim Ponte Grande

Antonio Candido comenta sua aproximação com a cultura e a literatura alemãs e recorda um dos espaços mais importantes dos seus anos de formação: a livraria A Vida Social, em Poços de Caldas (MG).

Compartilhe

arquivo do IEB/USP – Fundo Antonio Candido de Mello e Souza

Boletim escolar de Antonio Candido (1931, 1º ano do ginásio).