Palácio do Samba

Em 1928, Cartola fundou – ao lado de Abelardo Bolinha, Carlos Cachaça, Euclides Roberto dos Santos, Massu, Pedro Paquetá, Satur e Zé Espinguela – a Estação Primeira de Mangueira. Antes disso, os amigos frequentavam o grupo dos Arengueiros, reunião de mascarados, bambas e batuqueiros que vez ou outra tomava as ruas do Rio de Janeiro.

Além do nome da escola – assim batizada porque a estação de trem da comunidade era a primeira, partindo da Central do Brasil, onde havia samba –, Cartola decidiu as cores da agremiação. O verde e o rosa vieram do Rancho dos Arrepiados – bloco carnavalesco do qual Cartola fazia parte durante a infância.

Compartilhe

Seção de vídeo

De conquistas em conquistas

Dona Regina, Nilcemar Nogueira – filha e neta de Cartola, respectivamente – e os cantores e compositores Monarco e Nelson Sargento abordam a origem e o desenvolvimento do samba e das escolas de samba, bem como a atuação de Cartola nesse contexto.

Compartilhe

A origem das escolas de samba

Por Luiz Antonio Simas

A década de 1920 no Rio de Janeiro (RJ) foi marcada por um dilema que envolveu as camadas populares urbanas – especialmente as comunidades afrodescendentes – e o Estado republicano. Enquanto os negros buscavam pavimentar caminhos de aceitação social, o Estado procurava disciplinar as manifestações culturais das camadas populares – uma forma considerada eficiente para controlá-las. E foi dessa interação entre o interesse regulador do Estado e o desejo de aceitação social das camadas populares urbanas que surgiram as primeiras escolas de samba.

As agremiações pioneiras se formaram de um amálgama de diversas referências: a herança festiva dos cortejos processionais, a tradição carnavalesca de ranchos, blocos e cordões e os sons das macumbas, dos batuques e dos sambas cariocas.

Consagrou-se a versão de que a utilização do termo “escola de samba” teria sido uma invenção do cantor e compositor Ismael Silva para designar a Deixa Falar, agremiação sediada no Estácio de Sá, bairro na região central do Rio. A versão, no entanto, é de difícil aceitação. É mais provável que a forma como o famoso rancho Ameno Resedá era designado – Rancho Escola – tenha inspirado a denominação que os sambistas usaram para as agremiações carnavalescas que surgiam.

Em 1930, cinco agremiações se definiam como escolas de samba: Estação Primeira de Mangueira, Oswaldo Cruz, Vizinha Faladeira, Para o Ano Sai Melhor e Cada Ano Sai Melhor. Sobre a Mangueira, Cartola, um de seus fundadores, afirmava que a escola fora criada no dia 28 de abril de 1928. Entretanto, o jornalista Sérgio Cabral encontrou, entre os pertences do radialista Almirante, um papel timbrado que afirmava ter a Mangueira sido criada em 28 de abril de 1929 – um ano depois, portanto, da data apontada por Cartola.

A despeito da polêmica sobre a data da fundação, o que se sabe é que a ocupação do Morro da Mangueira, datada do final do século XIX, se acelerou no início da década de 1920, com a chegada de muitos moradores expulsos do Morro do Castelo, que acabara de ser arrasado no centro do Rio. A tradição dos batuques afro-brasileiros era muito forte desde os primórdios da ocupação do morro. Uma das principais lideranças da Mangueira nos tempos em que a escola começou a ser gestada foi Tia Fé, respeitada mãe de santo e matriarca do samba mangueirense.

O samba desfila

No final da década de 1920, o alufá – sacerdote de um culto que misturava o islamismo com a devoção aos orixás iorubanos – José Espinguela organizou as duas primeiras disputas entre sambistas das escolas que surgiam. Não fora ainda um desfile em cortejo: o concurso de Espinguela visava julgar apenas os sambas que os compositores das escolas faziam.

A primeira disputa entre as escolas de samba com a ocorrência de um pequeno cortejo aconteceu em 1932. A festa foi patrocinada pelo jornal Mundo Sportivo, dirigido por Mário Filho, jornalista que colaborou decisivamente para que o samba e o futebol conquistassem de vez as ruas do Rio de Janeiro. O concurso contou com a participação de 19 agremiações, que desfilaram em frente a um coreto montado na Praça Onze de Junho.

O júri, formado por Álvaro Moreira, Eugênia Moreira, Orestes Barbosa, Raimundo Magalhães Júnior, José Lira, Fernando Costa e J. Reis, premiou quatro escolas: Mangueira, Vai como Pode – nome adotado pela Oswaldo Cruz antes de virar Portela –, Para o Ano Sai Melhor e Unidos da Tijuca. Segundo o regulamento, as agremiações não tinham nenhuma obrigação de criar sambas relacionados a um enredo. Cada escola poderia apresentar até três sambas, com temática livre. A vitoriosa Mangueira cantou dois: “Pudesse Meu Ideal”, de Cartola e Carlos Cachaça, e “Sorri”, de Gradim.

Poucos poderiam supor que naquele início da década de 1930 estava sendo gestado o evento que acabaria se consagrando como o maior conjunto de manifestações artísticas simultâneas do planeta: o desfile das escolas de samba cariocas. E Cartola, assim como Paulo da Portela, Heitor dos Prazeres, Antenor Gargalhada do Salgueiro e tantos outros, teve seu nome inscrito na história da cultura brasileira como um de seus geniais criadores.

Luiz Antonio Simas é historiador e escritor. Entre outros livros, publicou Dicionário da História Social do Samba (2015), Portela – Tantas Páginas Belas (2012) e Samba de Enredo, História e Arte (2010), em coautoria com Alberto Mussa.

Compartilhe

Cartola e Dona Zica | foto: acervo Museu do Samba. Rio de Janeiro, Brasil

Nascida no bairro de Piedade, zona norte do Rio de Janeiro, Dona Zica mudou-se ainda pequena para o Morro da Mangueira. Foi uma das primeiras integrantes da Estação Primeira e participou do desfile de estreia da agremiação, em 1928.

Com a morte de Cartola em 1980, Dona Zica voltou para o morro – após ter morado com o músico em Jacarepaguá – e passou a ser uma liderança na comunidade. Grandes amigas, ela e Neuma (filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores da escola) coordenaram durante muitos anos a confecção de fantasias da Mangueira e foram as principais pastoras da velha guarda – fundada em 1965.

Compartilhe

Dona Zica em desfile na Mangueira na ala Só para Quem Pode, da qual era madrinha | foto: Acervo Museu do Samba. Rio de Janeiro, Brasil

Nascida no bairro de Piedade, zona norte do Rio de Janeiro, Dona Zica mudou-se ainda pequena para o Morro da Mangueira. Foi uma das primeiras integrantes da Estação Primeira e participou do desfile de estreia da agremiação, em 1928.

Com a morte de Cartola em 1980, Dona Zica voltou para o morro – após ter morado com o músico em Jacarepaguá – e passou a ser uma liderança na comunidade. Grandes amigas, ela e Neuma (filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores da escola) coordenaram durante muitos anos a confecção de fantasias da Mangueira e foram as principais pastoras da velha guarda – fundada em 1965.

Compartilhe

Playlist Fala Mangueira!

Adicionar playlist completa

Compartilhe

Dona Zica em desfile da Mangueira na ala Só para Quem Pode, da qual era madrinha | foto: acervo Museu do Samba. Rio de Janeiro, Brasil

Compartilhe

Playlist Homenagem à Mangueira

Adicionar playlist completa