Sambabook

Palco

Dona Ivone Lara durante gravação do Sambabook, em novembro de 2014 | imagem: Guto Costa

Compartilhe

Pioneira mais uma vez

Em 2014, mais um pioneirismo aconteceu na vida de Dona Ivone Lara: depois de João Nogueira, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, ela se tornou a primeira mulher homenageada pelo projeto Sambabook, com produção da Musickeria, patrocínio do Banco Itaú e apoio do Itaú Cultural.

A obra seguiu o formato das edições anteriores: CDs duplos, DVD e Blu-ray. O conteúdo será acompanhado ainda por um fichário com partituras e uma biografia encartada, assinada pelo jornalista Lucas Nobile.

Composto apenas de composições de Dona Ivone Lara, sozinha ou em parceria, o Sambabook foi gravado em novembro de 2014, no Rio de Janeiro. Entre os convidados do projeto estão Caetano Veloso (“Alguém Me Avisou”), Maria Bethânia (“Sonho Meu”), Leci Brandão (“O Enredo do Meu Samba”), Criolo (“Tiê”), Zélia Duncan (“Tendência”), Elba Ramalho (“Sereia Guiomar”), Adriana Calcanhotto (“Candeeiro da Vovó”) e Beth Carvalho (“Bodas de Ouro”). A direção é de Joana Mazzuchelli e a direção musical é de Alceu Maia.

A própria homenageada também participou: Dona Ivone esteve presente no primeiro dos quatro dias de gravação. André Lara, neto da sambista, também representou a avó, integrando o coro em todas as músicas e assinando junto com ela “Amor Relativo”, a única música inédita do projeto, gravada por Dona Ivone Lara e Diogo Nogueira.

Compartilhe

imagem: Guto Costa