Ocupação

Em sua 14ª edição, o programa Ocupação homenageia o ator, dançarino, cantor e coreógrafo Antonio Nóbrega, trazendo ao público a capacidade do artista pernambucano de expressar a pluralidade da cultura popular brasileira, exaltando o lúdico e a síntese destas manifestações em sua obra.

O trabalho de Nóbrega reproduz diversas linguagens artísticas, mas não se restringe a nenhuma delas: dança, música, teatro e literatura são alguns dos universos pelos quais caminha sua produção, desde quando ingressou no Quinteto Armorial, em 1972, a convite de Ariano Suassuna, até os dias de hoje.

Durante sua vida, o artista sempre caminhou em todas as estradas pelas quais podia e também uniu sua sede pelo aprendizado intelectual e acadêmico às diversas experiências em culturas populares estudadas pelo Brasil e aos cursos no exterior. Também criou seu alter ego, de nome Tonheta, que surgiu e reapareceu em alguns de seus espetáculos como a exacerbação das suas características artísticas em um personagem divertido e plural.

A exposição leva o visitante a conhecer o universo das obras de Nóbrega, seus figurinos e objetos ligados a ele dispostos em um túnel. As peças retratam sua história e culminam em uma praça onde são reproduzidos, continuamente, vídeos de seus trabalhos.

Nesta edição do Ocupação, o homenageado pôde participar do processo de concepção do evento junto com o curador, Walter Carvalho, também diretor do filme sobre Antonio Nóbrega – Brincante – com lançamento previsto para 2013. A proximidade com o artista trouxe legitimidade ao conteúdo e ideias oxigenadas para a concepção da mostra.

A Ocupação é mais uma das iniciativas do Itaú Cultural para recuperar e preservar a memória artística brasileira, além de apoiar a digitalização, a organização e a edição de acervos dos homenageados. Criado em 2009, o programa já tem em sua trajetória exposições de Nelson Leirner, Chico Science, Zé Celso, Regina Silveira, Abraham Palatnik, Rogério Sganzerla, Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Flávio Império, Cildo Meireles, Ballet Stagium, Angeli e Nelson Rodrigues.

Saiba mais em itaucultural.org.br/ocupacao.

 

Itaú Cultural

EXPOSIÇÃO
Ocupação Antonio Nóbrega
quinta 4 abril a domingo 26 maio 2013
terça a sexta 9h às 20h
sábado domingo feriado 11h às 20h

terças e sextas − Naturalmente, direção de Walter Carvalho

quartas e sábados − Nove de Frevereiro, direção de Walter Carvalho

quintas e domingos − Lunário Perpétuo, direção de Walter Carvalho

piso térreo
[indicado para todas as idades] L