Ocupação

O Itaú Cultural chega à nona edição do projeto Ocupação com uma homenagem ao artista Flávio Império (1935-1985), autor de especial grandeza nas expressões da arte em que atuou: arquitetura, cenografia e figurino, artes visuais. Parte da Ocupação Flávio Império, esta publicação integra a mostra e traz depoimentos daqueles que compartilharam com o artista trajetórias, escolhas, desafios e afetos. Há também dois textos assinados por ele.

Com uma produção múltipla, Império voltava seu olhar em direção aos modos de vida, de sobrevivência e de diversão do brasileiro. Deixava-se impregnar pela manufatura, pelo artesanato desenvolvido nos rincões do país. Ao seu modo, exerceu importante papel na crítica social e política por intermédio da arte. Reflexões sobre o seu trabalho estão nos textos a seguir, numa reverência a esse artista que deixou desenhos de cenários e figurinos, serigrafias, pinturas, projetos arquitetônicos — material que compõe o Acervo Flávio Império, forma do com o apoio da Sociedade Cultural Flávio Império, parceira nesta exposição.

A Ocupação Flávio Império também marca o início da digitalização dos documentos e das obras de autoria do artista, iniciativa que conta com o apoio do instituto –  que construirá um site no qual essas informações ficarão acessíveis ao público.

Itaú Cultural


Tags