Ocupação

O avesso do bordado

Em quatro décadas de história, o Grupo Corpo produziu mais de 35 espetáculos, visitou mais de 40 países e contou com a participação de mais de cem bailarinos. Em 2015 o Itaú Cultural comemora o 40º aniversário da companhia de dança e marca a data com a Ocupação Grupo Corpo.

O espaço expositivo concentra fragmentos do tempo que expressam, por um lado, a memória oficial dos processos criativos e dos espetáculos realizados pelo grupo e, por outro, o registro espontâneo dos ensaios, das viagens e dos momentos de lazer – feito pelos próprios bailarinos, pelos membros do grupo, por colaboradores e amigos.

A excelência cotidianamente buscada no trabalho da companhia mineira pode ser reconhecida no registro profissional que compõe a exposição. As fotografias amadoras – às quais é atribuída igual relevância – são, por sua vez, fundamentais para um olhar sobre o lado humano do grupo e revelam sua natureza mais íntima: a da afetividade, do companheirismo, da descontração e da brincadeira.

A instalação integra e relaciona os momentos informais da companhia e o seu ofício. A vida alimenta a arte, recíproca e continuamente.

O instituto estende a experiência para o ambiente virtual. Na internet, o site itaucultural.org.br/ocupacao traz mais informações e conteúdos audiovisuais relacionados a esta e às 26 edições anteriores do programa Ocupação.

Itaú Cultural e Grupo Corpo


Tags