Ocupação

O Itaú Cultural apresenta a terceira edição do projeto Ocupação, dedicada ao poeta, romancista, compositor e tradutor Paulo Leminski. Criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, Ocupação integra o trabalho perene do instituto, formado por ações de incentivo à produção contemporânea e de preservação da memória artística, entre outras iniciativas.

A exposição, com curadoria de Ademir Assunção e consultoria da poeta Alice Ruiz, é uma oportunidade para vários perfis de público tomar contato com a obra de Leminski – por meio de poemas, composições, depoimentos em vídeo, manuscritos e textos inéditos. É também um espaço no qual o instituto pode direcionar sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão do papel de artistas como o poeta curitibano.

Em edições anteriores, Ocupação dedicou-se à apresentação da produção de artistas referenciais das artes visuais (Nelson Leirner) e do teatro (Zé Celso). Em dezembro, o projeto propõe uma reflexão sobre a arte cinética, com apresentação de obras históricas do criador dessa linguagem, o brasileiro Abraham Palatnik. Em 2010, a música, a arte tecnológica, o cinema e novamente as artes visuais serão enfocados em mostras individuais de expoentes nessas áreas.

Itaú Cultural


Tags

Ficha técnica

Projeto expográfico Ademir Assunção e Equipe Itaú Cultural.