Ocupação

Esta exposição aborda as obras do arquiteto, urbanista e professor Paulo Mendes da Rocha por um eixo temático que articula desenvolvimento, democracia, qualidade de vida nas cidades: a questão das águas.

Nascido em 1928 na cidade de Vitória (ES), filho de um engenheiro de portos e navegações – o que o marcou com o imaginário dos rios e dos mares –, Mendes da Rocha começou a carreira em 1957. Após ser selecionado para projetar o ginásio do Club Athletico Paulistano, foi convidado pelo arquiteto e professor João Vilanova Artigas (1915-1985) – homenageado pelo programa Ocupação em 2015 – para ser seu assistente. Com outros arquitetos, fizeram a “escola paulista”, marcada pela ênfase na técnica, no concreto armado e na estrutura.

Desses princípios até hoje, Mendes da Rocha tem projetado construções públicas e particulares, de praças a estádios, de equipamentos culturais a edifícios de serviço governamental. Para além da obra edificada, seu trabalho é marcado por aprofundadas reflexões sobre o papel da arquitetura.

Ao ressaltar o aspecto das águas, esta exposição – que traz projetos realizados e não realizados – retoma as origens do arquiteto, assim como projetos antigos de um Brasil e de uma América Latina interligados pelos rios, em oposição ao enfoque no sistema rodoviário; e mostra como a sua obra se articula com um debate sobre democracia e vida em conjunto.

Esta 41ª Ocupação também conta com uma publicação impressa, que traz um ensaio sobre a trajetória do homenageado e apresenta dois dos seus projetos – o Poupatempo de Itaquera e o Sesc 24 de Maio – do ponto de vista de quem os vive: desde aqueles de passagem até usuários constantes.

Aqui no site, parte do material da mostra e da publicação impressa é disponibilizada junto com um conteúdo exclusivo, apresentando Paulo Mendes da Rocha por meio de seus próprios trabalhos e de depoimentos de pessoas que foram e ainda são marcadas, de alguma forma, por sua obra e sua vida.


Tags

Ficha técnica

Concepção e realização Itaú Cultural
Curadoria Guilherme Wisnik e Itaú Cultural
Assistente de curadoria Marina Frúgoli
Consultoria Ana Helena Curti
Projeto expográfico Metro Arquitetos Associados (Amanda Amicis, Gustavo Cedroni, Martin Corullon e Stella Bloise)

Itaú Cultural

Presidente Milú Villela
Diretor-superintendente Eduardo Saron
Superintendente administrativo Sérgio M. Miyazaki

Núcleo de Artes Visuais

Gerência Sofia Fan
Coordenação Juliano Ferreira
Produção-executiva Nicole Plascak e Rodrigo Linhares

Núcleo de Educação e Relacionamento

Gerência Valéria Toloi
Coordenação de projetos especiais Tayná Menezes
Produção-executiva Tiago Ferraz
Coordenação de atendimento e formação Samara Ferreira
Equipe Amanda Freitas, Caroline Faro, Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá (estagiária), Livia Moraes (estagiária), Lucas Cardoso (estagiário), Luísa Saavedra, Maria Luisa Ramirez, Monique Rocha (estagiária), Raphael Giannini, Roberta Suzi (estagiária), Sidnei Junior, Tayná Santiago (estagiária), Thiago Borazanian, Victor Soriano, Vinícius Magnun e Vitor Luz

Núcleo de Comunicação e Relacionamento

Gerência Ana de Fátima Sousa
Coordenação de conteúdo Carlos Costa
Produção e edição de conteúdo Duanne Ribeiro, Marcella Affonso (estagiária) e Thiago Rosenberg
Redes sociais Jullyanna Salles e Renato Corch
Supervisão de revisão Polyana Lima
Revisão Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas)
Identidade e comunicação visuais Felipe Daros (terceirizado) e Luciana Orvat (terceirizada/consultoria)
Produção editorial Bruna Guerreiro e Victória Pimentel
Captação e edição de imagens André Seiti e Gabriel Lopes

Núcleo de Audiovisual e Literatura

Gerência Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual Júlia Sottili, Paula Bertola e Ricardo Tayra
Captação e edição de imagens Richner Allan e Sacisamba (terceirizada)
Captação de som André Bellentani e Tomás Franco (terceirizados)

Núcleo de Produção de Eventos

Gerência Gilberto Labor
Coordenação Vinícius Ramos
Produção Agenor Neto, Cristiane Zago, Érica Pedrosa, Natiely Sousa (estagiária), Thayná Casasola (terceirizada) e Wanderley Bispo

Agradecimentos
Alexandre Delijaicov, Bia Lessa, Carmela Gross, Cecilia Maggi, Daniele Pisani, Eliane Duarte Alves, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Helene Afanasieff, Kenneth Frampton, Leandro Lima, Leonardo Finotti, Luis Ludmer, Luiz Azevedo, Marta Moreira, Museu da Pessoa, Nelson Kon, Pedro Mendes da Rocha, Pedro Perez Machado, Poupatempo Itaquera, Sesc 24 de Maio e Tuca Vieira