Natureza humana

Paulo Mendes da Rocha não superestima a importância do ser humano em relação ao universo: somos, diz ele, frágeis habitantes de um pequeno pedaço de matéria que gira desamparado pelo espaço. Mas o arquiteto também não deixa de reconhecer a nossa extraordinária capacidade de modificar nosso meio, e defende a ideia – um tanto polêmica – de que a natureza está aí sobretudo para ser transformada pelas e para as pessoas.

Seção de vídeo

Um trambolho

A visão que Paulo Mendes da Rocha tem da natureza é abordada pela produtora cultural Ana Helena Curti e pelos arquitetos Guilherme Wisnik e Pedro Mendes da Rocha.

Compartilhe

Cidade do Tietê

Acervo Paulo Mendes da Rocha

Content Thumb
Content Thumb

Estado de São Paulo | 1980 | projeto não realizado

Paulo Mendes da Rocha propôs a criação de um grande porto fluvial nas águas do Rio Tietê, entre os municípios paulistas de Lins e Novo Horizonte. Capaz de interligar as redes rodoviária e ferroviária já existentes no curso do rio, a obra daria origem a um polo de desenvolvimento regional, opondo-se ao “colar de cidades” – todas dependentes e especializadas – que se estabeleceu historicamente em torno das rodovias e ferrovias.

Compartilhe

Seção de vídeo

Capricho da natureza

Paulo Mendes da Rocha comenta seu projeto de criação de uma cidade portuária no curso do Rio Tietê, no estado de São Paulo.

Compartilhe

Seção de vídeo

Nada flui melhor do que a água

Paulo Mendes da Rocha fala das facilidades que a água oferece para o transporte – seja de cargas, seja de pessoas – e comenta o potencial de desenvolvimento de uma rede de navegação fluvial por toda a América Latina, integrando os países da região.

Compartilhe

Baía de Montevidéu

Acervo Paulo Mendes da Rocha

Content Thumb
Content Thumb

Uruguai | 1998 | projeto não realizado

Hoje, a baía de Montevidéu representa um entrave no dia a dia da capital uruguaia. E este projeto de Paulo Mendes da Rocha foi pensado justamente para inverter a situação: fazer a cidade dirigir-se à baía, de modo concêntrico, incorporando essa superfície de água em seu cotidiano. Assim, ela se transforma em uma praça de água (suas margens seriam retificadas para explicitar essa intenção), e o espaço poderia ser atravessado com a ajuda de uma frota de barcos – meio de transporte leve e de massa que aliviaria o engarrafamento de automóveis nas vias da cidade. Trata-se, portanto, de uma visão um tanto “veneziana” da relação entre o ser humano e a natureza e da ideia de vida no ambiente urbano: assim ressignificada, a baía passaria a ser uma espécie de San Marco inundada.

Compartilhe

“É muito interessante, para mim, o exemplo de Veneza. Não a Veneza sempre decantada pela beleza dos seus palácios, mas aquela que é vista como supremo empreendimento humano. Porque esse lugar, a Laguna Vêneta, era o mais desaconselhável sítio para edificar uma cidade. Para isso, foi necessário consolidar novos desenhos, configurando canais, terraplenos perfeitos nos pequenos ilhotes que afloravam lá naquela laguna – que era pura vaza –, com o emprego de técnicas nunca antes aplicadas com tanta energia. E quem moveu tudo isso foi a navegação, o comércio, que se queria instalar no coração da Europa. Essa dimensão de transformação do lugar é que me parece ser a grande questão da arquitetura, mais do que o simples afloramento de objetos isolados.”

Paulo Mendes da Rocha, trecho de “Consolider un lieu” – texto publicado em 2000 na revista Diachronicles

Compartilhe

Seção de vídeo

“Raciocínios fáceis de fazer”

Paulo Mendes da Rocha fala sobre seu projeto para a baía de Montevidéu, no Uruguai.