Pra Fazer o Teatro

“Começa por aí, a história do produtor que ele se torna: Sergio vai se tornando um na medida em que tem uma liderança nos grupos em que vai trabalhar — no Teatro dos Sete, no Teatro dos Quatro, no Teatro Delfin. Ele tinha essa visão, mas, eu acho importante dizer, para fazer o teatro que ele acreditava. Isso é fundamental. Ele queria o patrocínio para fazer o teatro que ele acreditava. Ele nunca aceitou que um produtor determinasse o que ele ia fazer.”

 

[Paulo Brito, sobrinho de Sergio e consultor especial desta Ocupação, em entrevista à nossa equipe]

Compartilhe

Seção de vídeo

Produtor

Hermes Frederico é um dos curadores desta Ocupação. É professor da PUC-RJ, diretor da Casa de Artes das Laranjeiras (CAL) e produtor teatral. Coproduz o programa Damas da TV, do Canal Vida, que reúne atrizes relevantes dos 50 anos das telenovelas nacionais. Convidou Sergio para três espetáculos: Longa Jornada de um Dia Noite Adentro (2003), de Eugene O’Neill; Outono e Inverno (2007), de Lars Norén; e As Pequenas Raposas (2009), de Lillian Hellman.

Compartilhe

O Jardim das Cerejeiras

Teatro. Texto de Anton Tchekhov e direção de Paulo Mamede, no Teatro dos Quatro (1998) | imagem: Guga Melgar

Compartilhe

Seção de vídeo

Teatro dos Quatro: Gestão e Contexto

Paulo Mamede é diretor, cenógrafo, figurinista e artista visual. Em 1978, fundou, com Sergio Britto e Mimina Roveda, o Teatro dos Quatro. O grupo se manteve até o início da década de 1990. Dirigiu Sergio nas peças Afinal, uma Mulher de Negócios (1981), de Rainer Fassbinder; O Suicídio (1982), de Nikolai Erdman; A Imaculada (1986), de Franco Scaglia; A Cerimônia do Adeus (1987), de Mauro Rasi.