Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Oratorio Society of New York se apresenta pela primeira vez no país

O coral, um dos mais importantes do mundo, estreia no Brasil com programa diversificado, que inclui obras brasileiras, clássicas e...

Publicado em 02/08/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

O Auditório Ibirapuera recebe, nos dias 17 e 18 de agosto às 21 horas, o Oratorio Society of New York, um dos mais tradicionais e importantes grupos vocais do mundo. As duas apresentações, que terão acompanhamento da Orquestra Filarmônica de São Carlos, terão como diferencial a execução da obra coral “Um Cais para o Caos”, do compositor brasileiro Ricardo Calderoni. Ao entrar em contato com o trabalho de Calderoni, o maestro titular do coral, Kent Tritle, manifestou interesse em apresentá-lo como a estreia do Oratorio em terras brasileiras.

Fundado em 1873 e com sede no Canergie Hall, o coral estreou sob a batuta do compositor russo Tchaikovsky e é a segunda instituição cultural mais antiga de Nova York. Seu atual maestro, Tritle, é organista da Filarmônica de Nova York e reconhecido pela crítica musical como um grande talento. David Rosenmeyer, maestro associado do coral, também regerá a Orquestra de São Carlos, que sobe ao palco com 40 integrantes.

Entre os músicos da orquestra estão os solistas Fábio Zanon (violão) e Luis Afonso Montanha (clarineta). No coral, os solistas serão Jamet Pittman (soprano), Malena Dayen (mezzo-soprano), John Tiranno (tenor) e Joshua South (barítono). A maestrina Flávia Bombonato, que é coordenadora do Projeto Guri – importante programa de inclusão social por meio da música –, foi a responsável pelo ensaio dos músicos da orquestra.

No programa, os brasileiros poderão conferir a Missa em Dó maior, “Credo K.257”, de Mozart, e peças contemporâneas do compositor americano Aaron Copland. Além da execução de “Um Cais para o Caos”, o Oratorio apresentará outra obra de Calderoni, o Concerto duplo “Chameleon”, para violão, clarineta e orquestra. “É emocionante ver, pela primeira vez no Brasil, o mais importante coral americano apresentando obras clássicas e modernas”, enfatiza Calderoni.

O evento, realizado pela Brasil Produções, contou com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProaC) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Oratorio Society of New York no Auditório
sexta 17 e sábado 18 de agosto
às 21h
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Tickets for Fun (site ou telefone 11 4003 5588)
Bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Compartilhe