Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Furiosa e Toquinho

Espetáculo celebra o Dia das Crianças com clássicos como “A Casa” e “O Caderno”

Publicado em 30/09/2016

Atualizado às 10:32 de 03/08/2018

A Orquestra Furiosa do Auditório – formada por 35 instrumentistas e 3 cantores – e Toquinho sobem juntos ao palco do Auditório Ibirapuera para comemorar o Dia das Crianças, apresentando-se à plateia externa da casa. O baixista Ivani Sabino e o baterista Pepa D’Elia participam do espetáculo.

Os jovens músicos da orquestra – que será regida pelos maestros Nailor Proveta e José Roberto Branco – e o cantor, compositor e instrumentista paulistano mostram um repertório formado por músicas que marcaram a infância de diversas gerações, como “Aquarela”, “O Caderno”, “O Pato” e “A Casa”. Toquinho (violão) interpreta ainda clássicos como “Tarde em Itapuã”, “Regra Três” e “Onde Anda Você”, acompanhado por Ivani Sabino (baixo), Nailor Proveta (saxofone e clarinete) e Pepa D’Elia (bateria).

Segundo o maestro, arranjador, instrumentista e diretor-artístico pedagógico da Escola do Auditório, Nailor Proveta – que conhece Toquinho há alguns anos e já se apresentou e gravou com o artista em algumas oportunidades –, a experiência que esse grande encontro vai proporcionar (não só ao público, mas principalmente aos alunos) é única e vem para reforçar a importância de acreditar na música popular brasileira, tão difundida nos cursos ministrados na Escola.

“É muito importante que esses alunos tenham contato com pessoas que fazem parte da história da música popular brasileira de fato”, diz Proveta. “O Toquinho é um dos artistas que mais lutam por essa música. Além disso, está sempre indo atrás dos amigos da “velha guarda” [como o grupo MPB4, Moraes Moreira e Carlos Lyra], ao mesmo tempo que faz um trabalho com uma moçada nova, à qual está sempre dando força. Então, ele ainda tem essa qualidade especial de 'ir amarrando' todo mundo para não deixar essa música se perder.”

Sobre a Escola do Auditório
A Escola oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes da rede pública de ensino (com idade a partir de 12 anos) que residam no município de São Paulo. Os alunos aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos, seus instrumentos e seus personagens.

As disciplinas ministradas no curso livre de música se dividem em dois grupos: aulas teóricas – nas quais os alunos aprendem e desenvolvem a leitura de partituras, harmonia e habilidades de percepção rítmica e melódica, além de ser apresentados aos diversos ritmos brasileiros, passando por suas histórias e seus personagens – e aulas práticas ou aulas de instrumento realizadas individualmente. Os estudantes também participam de grupos formados na própria Escola – Coro da Escola do Auditório, Obinha, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA) e Orquestra Furiosa do Auditório – e adquirem experiência em orquestras.

Sobre Toquinho
Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, nasceu em São Paulo (SP), no bairro do Bom Retiro, em 6 de julho de 1946. Teve aulas com Paulinho Nogueira (primeiros e principais acordes), Isaías Sávio (violão erudito) e Léo Peracchi (orquestração). Gravou 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10 mil shows no Brasil e no exterior. Tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato e Paulo César Pinheiro. As maiores influências do artista são Baden Powell, Edgard Gianullo e Oscar Castro Neves. Suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Regra Três”, “Escravo da Alegria”, “O Caderno”, “A Casa”, “O Pato”, Na Tonga da Mironga”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano No 2”, “Samba pra Vinicius” e “Carolina Carol Bela”.

Toquinho prepara uma série de shows para comemorar os seus 50 anos de carreira; a gravação de um DVD de espetáculos realizados em São Paulo com convidados; livro e exposição fotográfica (com a colaboração de João Carlos Pecci e Elifas Andreato), além de um documentário biográfico a partir de vídeos capturados em diferentes programas de TV e em shows no Brasil e no exterior. O artista participa ainda do lançamento dos DVDs Cabaré Vinicius (apresentado por Paulo Ricardo), Amizade Sincera II (com Renato Teixeira e Sérgio Reis) e Canção dos Direitos da Criança (com Elifas Andreato). Músicas do repertório de Toquinho também fazem parte do espetáculo musical infantil Canção dos Direitos da Criança – peça adaptada pela premiada diretora Carla Candiotto, da Cia Le Plat du Jour –, atualmente em cartaz em São Paulo.

Orquestra Furiosa e Toquinho
quarta-feira 12 de outubro de 2016
às 11h
[duração aproximada: 90 minutos]

Entrada gratuita [plateia externa]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe