Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Orquestra Jovem Tom Jobim Visita Moacir Santos

Solistas Daniel D’Alcantara e Ted Nash participam da apresentação

Publicado em 15/09/2017

Atualizado às 12:14 de 03/08/2018

No sábado 30 de setembro, às 21h, e no domingo 1 de outubro, às 19h, a Orquestra Jovem Tom Jobim sobe ao palco – sob a regência dos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa, e com a participação dos solistas Daniel D’Alcantara (trompete) e Ted Nash (saxofone) – com o espetáculo Orquestra Jovem Tom Jobim Visita Moacir Santos, em homenagem a esse compositor, maestro, arranjador e saxofonista (1926-2006).

“O programa é todo dedicado a obra de Moacir Santos, que foi um compositor muito importante na década de 1960, principalmente para a música instrumental”, explica o maestro Nelson Ayres. “Ele era um visionário, o que fica muito claro em seu disco Coisas (1963). Foi um dos grandes maestros da Rádio Nacional e, como professor, deixou sua marca em músicos como Baden Powell, Paulo Moura e Antonio Carlos Jobim”, conta. “Em meados da década de 1960, ele se mudou para os Estados Unidos onde continuou seu trabalho, mas infelizmente entre nós sua obra ficou esquecida durante muito tempo.”

O repertório da apresentação irá compor o primeiro disco da nova fase da Orquestra Jovem Tom Jobim, o qual está em processo de gravação, e traz exclusivamente obras de Moacir Santos, como “Coisa Nº 5 (Nanã)”, “Kathy” e “Amphibious”. Nelson Ayres acrescenta que a ideia de juntar a esse grande programa e ao grupo sinfônico outros dois renomados solistas – o brasileiro Daniel D’Alcantara e o americano Ted Nash – foi fundamental para complementar o trabalho.

“Nós fazemos questão de ter grandes solistas em nossas apresentações para proporcionar um intercâmbio de conhecimento e vivência que estimule os nossos músicos”, explica Ayres. “São grandes talentos se afirmando dentro de uma realidade difícil; e a Orquestra Jovem Tom Jobim, que é uma orquestra dedicada à formação, possibilita o contato com as mais diversas vertentes da música popular”, diz. “A orquestra possibilita também uma maior integração social e ascensão no mundo da música. Toda a nossa programação é realizada pensando na formação e no aperfeiçoamento desses jovens instrumentistas.”

Sobre a Orquestra Jovem Tom Jobim

Composta de jovens de até 25 anos de idade, a orquestra foi criada com foco no resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros e na pesquisa e na experimentação musical, aliando as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão).

A Orquestra Jovem Tom Jobim conta com direção artística de um conselho integrado por Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, e pelos maestros e arranjadores Paulo Braga, Tiago Costa e Nelson Ayres.

Orquestra Jovem Tom Jobim Visita Moacir Santos
sábado 30 de setembro de 2017 
às 21h 
domingo 1 de outubro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 60 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe